A Santa Casa de Poços de Caldas inaugurou, no dia 15 de janeiro, uma ala de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusiva para o atendimento aos pacientes queimados. A estrutura física foi reformada para a instalação destes leitos e está em processo a aquisição de equipamentos e contratação de equipe. Durante a inauguração, foi apresentada também a revitalização da área da UTI Adulto.

O credenciamento da Santa Casa foi aprovado como Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) Porte III, de acordo com a Resolução SES/MG Nº 9.210, de 6 de dezembro de 2023. Os hospitais credenciados nesta linha de cuidado receberão recursos do Tesouro Estadual e os valores serão transferidos quadrimestralmente para os Fundos Municipais de Saúde, após publicação de Resolução específica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

17.01-Pouso-Alegre-inauguração UTI queimados02

Os pacientes com queimaduras de alta complexidade da macrorregião de Saúde Sul são encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Com o credenciamento, eles poderão ser atendidos na Santa Casa. “É uma demanda de um vazio assistencial que nós tínhamos na região. Havia muita dificuldade para encaminhar os pacientes queimados para nosso centro de referência, o Hospital João XXIII. Demorávamos cerca de 30 a 40 dias para o encaminhamento”, ressaltou o médico e diretor técnico do Hospital, Renan Vicente Starling Braga.

O diretor também enfatizou a importância do recebimento de recursos estaduais e os benefícios da nova ala para a Santa Casa e a população do sul de Minas. “Com os investimentos destinados pelo Governo do Estado e com o recurso que estamos pleiteando junto ao Governo Federal, conseguiremos dar atendimento de qualidade para a população”, destacou.

“O Estado de Minas Gerais vem se empenhando na Linha de Cuidado de Assistência de Queimados desde 2022, com a publicação da primeira deliberação que aprovou as suas diretrizes de estruturação. Havia poucos serviços de referência, principalmente com relação aos grandes queimados, o que gerava dificuldades na assistência aos pacientes”, disse Kátia Pimentel, a coordenadora de Atenção à Saúde da Regional de Pouso Alegre.

17.01-Pouso-Alegre-inauguração UTI queimados03

A coordenadora explicou que, com o credenciamento de serviços específicos nos territórios, os pacientes têm condições de atendimento mais oportuno, qualificado e mais próximo da sua residência. “Ainda há muito o que avançar na estruturação dessa linha de cuidado, mas é importante destacar as melhorias alcançadas até o momento”, concluiu Kátia Pimentel.

Na área de abrangência da SRS Pouso Alegre, também foram credenciados o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, de Pouso Alegre, e o Hospital de Clínicas de Itajubá, ambos como Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) Porte II. Além do recurso destinado pela Resolução a ser publicada pela SES-MG, estes serviços receberão um recurso de estruturação através de projeto de caráter transitório na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais, no âmbito da Política de Atenção Hospitalar Valora Minas. Em todo estado mineiro foram credenciados nove CTQs Porte II e 5 Porte III.

Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão