Alinhada à política da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para promoção da paz, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Muriaé tem participado de eventos como o "Corredor Cultural pela Paz", realizado em 26 de novembro, e o "1º Festival dos Direitos Humanos pela Paz", ocorrido em 10 de dezembro. Os eventos buscam disseminar valores como respeito, cooperação e convivência livre de violência; oferecendo atrações como música, dança, teatro e exposições de arte.

As ações são intersetoriais, envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Fundart. A SMS participou com atividades e também aplicando recursos da Resolução SES/MG Nº6.949/2019. Durante o “Corredor Cultura pela Paz”, uma das atrações apresentadas pela SMS Muriaé foi o "Túnel Sensorial - Jornada Mágica dos Sentidos", que conduziam os participantes a sensações de bem-estar através dos cinco sentidos. 

15.12.2023-Ubá-Promoção da paz 2

“Nessa experiência, convidamos adultos e crianças a explorarem conscientemente seus sentidos, estimulando um ambiente propício para o relaxamento e a harmonia, criando momentos enriquecedores de conexão emocional e tranquilidade”,  contou Brenner Martiniano, coordenador da Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) e  Políticas de Promoção à Saúde.

O "1º Festival dos Direitos Humanos pela Paz" foi realizado ao ar livre, na Lagoa da Gávea. Neste evento, a SMS foi responsável por organizar uma caminhada pela paz, conduzida pelos grupos de atividade física que funcionam nas Unidades  Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar na comunidade. Também aconteceu a premiação do movimento "Consciência nas Escolas", reconhecendo os esforços dos alunos nas escolas municipais em abordar questões como o racismo, além de outros destaques como shows de música, oficina de turbantes, exposições de arte e  adoção de cães. 

15.12.2023-Ubá-Promoção da paz 3

De acordo com Luiza Agostini, secretária de Saúde de Muriaé, envolver os temas da Saúde nestes eventos, realizados em parceria com outros setores, enriquece a abordagem junto à população. “Já utilizamos os recursos da SES-MG para promoção da paz em diversas ocasiões, em iniciativas nas quais abordamos temas como a inclusão social dos usuários da rede de Saúde Mental e problemas como o racismo e a homofobia, além de reforçarmos a importância da saúde física e mental para o bem-estar geral da população. Vemos a adesão da população nestas empreitadas”, completou a secretária. Clique nos links para conferir a exposição “Nise - A revolução pelo afeto” e o Giro Cultural entre as escolas públicas.

O município de Muriaé faz parte da área sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá e tem se destacado na promoção da paz e dos direitos fundamentais da população. “A SMS Muriaé tem demonstrado habilidade e criatividade na aplicação dos recursos da SES-MG, engajando a população, trabalhadores do SUS, educadores, artistas e entidades na construção de uma cultura de paz. Ganha a juventude muriaeense, as crianças, adultos e idosos com o acesso à informação, sensibilização e fortalecimento da comunidade”, afirmou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.  

Por Keila Lima / Foto: Divulgação Prefeitura de Muriaé

Enviar para impressão