A abordagem de forma divertida e artística é uma maneira de engajar crianças e adolescentes em temas que permeiam a Saúde, como o bullying, racismo e combate ao mosquito Aedes aegypti. Utilizando dessa estratégia, municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá estão aplicando recursos de resoluções SES-MG para realizarem eventos nas escolas públicas, contratando trupes profissionais para que o aprendizado dos conteúdos propostos aconteça de forma leve e descontraída. 

Brincar também é uma forma de aprender. Por isso mesmo, em Piraúba, a Secretaria Municipal de Saúde utilizou a Resolução SES/MG 7153 para promover uma gincana entre os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dona Maria Duarte Braga. Foram trabalhados, de forma leve e descontraída, os temas bullying, respeito e racismo com a participação maciça da platéia. “É bem complicado envolver pré-adolescentes em assuntos como estes, mas percebemos que a maneira como foi conduzida a gincana proporcionou muita interação e aprendizado de valores. Eles tiveram a oportunidade de aprender ativamente”, contou Rosângela de Carvalho Reis, referência técnica em Mobilização Social de Piraúba. 

05.12.2023-Ubá-Conteúdos-Guarani-Saúde1

É desafiador trabalhar conteúdos que são repetitivos, como é o caso do combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue e outras arboviroses). Pensando em driblar a apatia e o desinteresse, a Secretaria de Saúde de Guarani preparou um dia de atividades em duas escolas municipais, abrangendo da educação infantil ao ensino fundamental, ou seja, de zero a 14 anos. 

Contando com a atuação de uma trupe contratada com recursos da Resolução SES/MG 8263, as apresentações foram personalizadas conforme o público. Assim, na creche e na escola do 1º ao 5º ano, foi utilizado teatro. Na escola do 6º ao 9º, para um público de 10 a 14 anos, foi aplicada uma gincana em formato de jogo de tabuleiro, com pinos humanos e com dinâmicas sobre dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

“Os nossos profissionais de Saúde trabalham temas diversos no Programa Saúde na Escola. Porém, ter o conteúdo trabalhado de forma lúdica foi impactante”, observou Vânia do Carmo Moreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Guarani. 

Ela relatou que é perceptível que as crianças e adolescentes acham repetitiva a abordagem sobre a dengue, mas não é possível deixar as arboviroses de lado por conta dos riscos à saúde pública. “Percebemos que saímos do ‘lugar comum’ para algo mais desafiador e dinâmico, respeitando o nível de desenvolvimento de cada ano escolar, falando a linguagem que mais se adequa a eles, estimulando o interesse e motivação para ação”, observou coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Guarani. 

05.12.2023-Ubá-Conteúdos-Piraúba-Saúde3

Execução de recursos da SES-MG em Mobilização Social

A equipe da GRS Ubá têm promovido a utilização de recursos das Resoluções da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em ações de Mobilização Social, com objetivo de dinamizar as abordagens dos temas de Saúde junto à população, com ações criativas e de impacto, que auxiliem na adesão a hábitos saudáveis, e promovam o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fábio Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá, destacou que “em 2022, instituímos o grupo de estudos das resoluções SES-MG para auxiliarmos as Secretarias Municipais de Saúde a identificarem recursos que podem ser aplicados em Mobilização Social”. O coordenador explicou que, deste período em diante, foram duas oficinas e inúmeras ações realizadas nos municípios, contando com recursos para equipamentos de apoio de áudio/vídeo, contratação de equipes profissionais de teatro e outras artes, confecção de materiais de divulgação, como cartazes e panfletos, entre muitos outros bons exemplos. 

“Dessa forma, estamos apoiando os municípios esclarecendo sobre recursos que eles têm disponíveis e que, se bem aplicados, colaboram para a divulgação das informações e engajamento das pessoas em relação à corresponsabilidade entre comunidade, profissionais de saúde e o SUS”, disse Fábio Ribas.

 

Resoluções

A Resolução SES/MG Nº 7.153 autoriza o repasse de incentivo financeiro para custeio complementar das ações estratégicas de Vigilância em Saúde no estado de Minas Gerais.

A Resolução SES/MG nº 8.263 autoriza o repasse de incentivo financeiro para custeio complementar das ações estratégicas de Vigilância em Saúde no estado de Minas Gerais.

Por Keila Lima / Fotos: Arthur dos Santos Miranda - Guarani e SMS Piraúba - divulgação

Enviar para impressão