A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou no dia 23 de abril, uma oficina de capacitação voltada aos profissionais do recém-inaugurado Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) do município de Serro. O CAPS atenderá a população da microrregião de Saúde do Serro, que inclui os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

A oficina foi conduzida por Dominick Santos, referência técnica da Saúde Mental da SRS Diamantina, e contou com o apoio das equipes dos CAPS Renascer, de Diamantina, e do CAPS de Virgem da Lapa, que foram convidados a compartilharem suas rotinas e experiências de trabalho. O evento contou também com a presença da superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, da gestora de Saúde do Serro, Karina Cenci Pertile, e do consultor clínico Carlos Antunes Dutra.

No evento, foram abordados diversos temas relacionados ao dia a dia do serviço, incluindo manejo da atenção à crise, manejo da permanência dia, matriciamento, fluxos de encaminhamento de pacientes, administração e organização de medicamentos, relação CAPS/Território, lançamento de produção e registros de ações realizadas.

Foto: Ricardo Maciel

“A implantação do CAPS no município do Serro tem como objetivo oferecer assistência integral para as pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico, decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, ou uso e abuso de crack, álcool e outras drogas”, destacou Dominick.

Dominick ressaltou que, inicialmente, o serviço vai atender apenas a população do Serro. “Atualmente o serviço está sendo custeado exclusivamente pelo Serro. No entanto, a partir de agora, com o funcionamento do CAPS, o município poderá pleitear o recurso de custeio estadual para expandir o atendimento à microrregião de Saúde do Serro, conforme Resolução SES/MG Nº 8.635, de 15 de março de 2023, até que o serviço seja habilitado pelo Ministério da Saúde, quando passará a receber recursos federais e a contrapartida estadual”, disse.

O CAPS do Serro é formado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatras, pedagogos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares de serviços gerais, monitores e supervisores clínicos.

"A realização dessa oficina representa mais um passo na valorização e fortalecimento da Rede de Assistência Psicossocial da macrorregião de Saúde do Serro. A troca de experiências e o aprimoramento das práticas profissionais contribuem para a construção de um sistema de saúde mental mais eficiente e humano", disse a superintendente Cleya.

São objetivos do CAPS I:

Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com sofrimento mental que se encontram com seus direitos violados, por meio de articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rede Intersetorial e a comunidade; Realizar atendimentos individuais, medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros; produzir e oferecer informações sobre os direitos das pessoas, tomar medidas de prevenção e cuidado nos serviços disponíveis na rede; desenvolver atividades em grupos; possibilitar aos usuários um ambiente acolhedor com aceitação, compreensão e respeito às suas particularidades; oferecer oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; realizar visitas domiciliares; atender à família do usuário; estimular a participação dos usuários em atividades comunitárias, focando em sua integração na comunidade e sua inserção familiar e social; discutir casos clínicos com a RAPS; desenvolver as reuniões de matriciamento; e elaborar o Projeto Terapêutico Singular dos usuários do serviço.

Inauguração do CAPS I “Mestre Valentim”do Serro

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) “Mestre Valentim” foi inaugurado no dia 18 de maio de 2023, data em que é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que lembra os direitos das pessoas com sofrimento mental.

O CAPS está localizado na rua Barão do Rio Branco, 107, Centro - Serro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone (38) 3541-1674 ou pelo e-mail: saudemental@serro.mg.gov.br.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão