Além da vacinação contra a covid-19, mais duas campanhas estão em andamento, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2022 e a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

De acordo com o balanço divulgado em 20 de maio, pelo Ministério da Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS TO) alcançou 43,69% de cobertura vacinal contra a influenza (gripe). Já para a vacinação de sarampo, a cobertura é de 51,16% de crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos. “Isso é muito aquém daquilo preconizado pelas autoridades de saúde para manter a nossa população em segurança”, declara a enfermeira e referência técnica em imunização da SRS TO, Ana Elizabeth Coelho.

Créditos: Deborah Ramos

Segundo Elizabeth, a meta é vacinar 95% da população alvo. A SRS TO já distribuiu 159.350 doses de vacinas contra a gripe e 43.500 doses da tríplice viral para os 32 municípios que integram a sua área de abrangência. “Cabe aos municípios criar estratégias de vacinação e convocar a população do seu respectivo território para vacinar”, declara.

Público-alvo

Para a campanha contra o sarampo estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, mesmo que já tenham tomado a vacina em campanhas anteriores. Já para a gripe estão sendo vacinados: idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; profissional das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Tanto o sarampo quanto a gripe são doenças graves, que podem evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças.

Essas pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima até o dia 3 de junho. “É importante que toda a população se mobilize para vacinar aqueles grupos que ainda não foram imunizados", pontua Ana Elizabeth. É indispensável a apresentação da caderneta de vacinação, da carteira de identidade e do cartão do SUS.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão