A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi uma das nove instituições mineiras selecionadas para integrar a BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), um novo ramo da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais (RMic -www.microscopiamg.org.br), que será financiada pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI). A CZI é uma organização filantrópica fundada em 2015 pelo casal Mark Zuckerberg (CEO da Plataforma Meta, antiga Facebook) e Priscila Chan, com o objetivo de ajudar a resolver grandes desafios da sociedade — desde erradicar doenças e aprimorar a educação, até criar meios de solucionar as necessidades da sociedade local.

BioIMG Net é um dos 17 projetos selecionados em 31 países da África, América Latina e Caribe, além de países da antiga União Soviética. A CZI investirá 4.1 milhões de dólares no desenvolvimento de novas técnicas de bioimagem, na ampliação do acesso de pesquisadores da área biomédica a essas técnicas, assim como no aprimoramento de sua expertise. “A expansão do uso de técnicas de bioimagem (microscopia) por pesquisadores da área biomédica requer investimento no desenvolvimento de novos softwares e hardwares para obtenção e análise de imagens, a expansão do acesso a equipamentos de utilização multiusuária, o compartilhamento de recursos financeiros e a capacitação das equipes técnico-científicas de laboratórios de pesquisa em seus países de origem”, disse StephaniOtte, coordenadora do Programa de Imagens da CZI.

A Funed será representada na Rede pela pesquisadora do Serviço de Biologia Celular, Luciana Maria Silva Lopes. “Participar da BioIMG é importante para a Funed, pois coloca sua pesquisa no centro de uma rede importante em bioimagens, o que fortalece nossas ações em ciência, tecnologia, inovação e ações de extensão, envolvendo o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Sem contar que a Rede prevê ampliar suas ações para além de Minas Gerais, podendo ter um alcance nacional e em toda a América Latina para fortalecer colaborações entre os grupos envolvidos. Ser escolhido dentre milhares de candidatos que pleitearam esse financiamento mostra que o grupo é forte cientificamente e permitirá difundir a microscopia entre alunos e professores além de prever a criação de uma plataforma digital de biomimagens", ressalta Luciana Silva. A BioIMG Net é uma iniciativa pioneira destinada a fortalecer a colaboração entre laboratórios de microscopia no estado de Minas Gerais e, em seguida, a expandir esse esforço para outras regiões do Brasil e da América Latina. Tem como objetivos incrementar a produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação e a formação de recursos humanos qualificados.

Imagens de células de câncer de mama triplo negativo cultivadas in vitro, feitas em microscópio de fluorescência Zeiss modelo axiovert 200 da Funed.

Além disso, a BioIMG Net incentivará a implementação de técnicas de microscopia e microanálise em universidades/centros de pesquisa localizados em regiões economicamente desfavorecidas. “Um aspecto de especial importância para a BioIMG Net é promover, por meio de cursos e workshops, o compartilhamento de infraestrutura e fomentar a difusão e o intercâmbio do conhecimento em microscopia. Em última análise, o BioIMG espera, ao apoiar a pesquisa biomedica, impactar diretamente a qualidade de vida e assistência médica na América Latina”, explica Luciana.

Segundo a pesquisadora, a BioIMG Net também tem potencial para promover um impacto na educação científica pela disseminação das técnicas de microscopia para estudo de fenômenos da natureza, destinadas a professores e estudantes de escolas públicas no estado de Minas Gerais. “Na prática, a Funed vai poder compartilhar imagens, informações e equipamentos com outras instituições da Rede. A Fundação também poderá dar ênfase a seu caráter educacional, para formar pesquisadores e alunos de rede pública de ensino na geração de imagens biológicas. Neste momento, estamos finalizando, no laboratório, a instalação de um microscópio confocal de alta resolução, adquirido com recursos do Ministério da Saúde.”, explica Luciana.

O líder do programa comunitário de imagens da CZI, Vladimir Ghukasyan, acredita que, para curar, prevenir ou controlar todas as doenças, é preciso garantir que os cientistas de todo o mundo tenham acesso à tecnologia e a conhecimentos de ponta. “Os membros da Rede conectarão pesquisadores em suas respectivas regiões para conduzir treinamento, expandir o acesso a instalações e tecnologias de imagem e promover as melhores práticas, com impactos positivos que atingirão muito além de suas regiões”, afirmou.

Esse financiamento se baseia no apoio da CZI a cientistas de imagens, que estão aumentando a colaboração entre biólogos e especialistas em tecnologia e melhorando as ferramentas que os cientistas usam para imagens. Redes globais como a GlobalBioImaging e a BioImaging North America também oferecem suporte a imagens regionais, fomentam a comunidade global de cientistas de imagem e oferecem programas de acompanhamento de empregos.

Além da Funed, participam da BioIMG a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Centro de Microscopia (CM-UFMG), como coordenadora, e os demais parceiros: Centro de Aquisição e Processamento de Imagens (CAPI) e Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz-BH (FioCruz-BH).

Por Ascom/ Funed

Enviar para impressão