Neste sábado, 23/3, ações de mobilização social marcaram o segundo Dia D de combate ao Aedes no estado. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com 50 municípios da Unidade Regional de Saúde de Pouso Alegre, somaram forças para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Na Unidade Regional de Saúde de Pouso Alegre houve mutirões comunitários e de limpeza, blitz educativas, panfletagem, entre outras ações. Para Adriana Ferreira, superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, a soma de esforços entre poder público e sociedade como um todo, reflete a importância das ações do movimento Minas Unida Contra o Mosquito. O estado realiza hoje o segundo dia D de mobilização.

Mobilização contra as arboviroses  em Tocos do Moji

A SRS Pouso Alegre integra a ação com a participação de 50 municípios nesta grande campanha de combate ao Aedes. “É uma ação importante para a saúde pública, que busca a conscientização de toda a população para o combate ao mosquito”, afirmou Adriana. “Com a união de todos vamos conseguir melhorar o cenário epidemiológico que o Estado vivencia atualmente com as arboviroses. Minas está unida no combate ao mosquito”, pontuou a superintendente.

Mobilização nos municípios
Em Pouso Alegre, município sede da microrregião de Saúde, as ações contaram com a participação de profissionais de saúde. Foram realizadas atividades de conscientização e mobilização com visita do Agente Comunitário de Endemias e Agente Comunitário da Saúde nas casas, além de cata treco (material descartado que pode acumular água) e aplicação de fumacê no bairro São Geraldo.

Em Andradas, município da região, diversas ações foram realizadas, como mutirão de limpeza, visitas domiciliares e panfletagem nos bairros Jardim da Sóvis e Jardim Rio Negro. Para a secretária municipal de Saúde do município, Josiane Valin Dias, o dia D de Combate à dengue é uma maneira de conscientizar a população para que trabalhe junto ao poder público promovendo e participando de ações de prevenção na eliminação do mosquito. “A mobilização é necessária devido ao cenário atual que estamos vivendo. É fundamental, neste momento, estarmos juntos nessa mobilização e na valorização da vida”, pontuou a gestora.

Cenário Epidemiológico
De acordo com o painel de vigilância de arboviroses do Estado de Minas Gerais, na área de abrangência da Superintendência da Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, até o momento há 11.593 casos prováveis, 4.851 casos confirmados e nenhum óbito.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Enviar para impressão