A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove uma ampla campanha de comunicação e mobilização social no combate às arboviroses - dengue, zika e chikungunya -, que ocorre neste sábado, dia 23 de março, em todo o estado. Na região Nordeste de Minas, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) Regional, alcançou a adesão total dos 25 municípios locais, que têm se empenhado em ações contínuas de enfrentamento às arboviroses nas últimas semanas.

Diversas atividades têm sido planejadas pelos municípios para esta semana. Em Monte Formoso, Ponto dos Volantes, Rubim, Almenara, Jordânia e Comercinho, estão ocorrendo passeatas que percorrem escolas, mercados e centros urbanos, com o objetivo de sensibilizar a população. Por outro lado, municípios como Itaobim, Pedra Azul, Rio do Prado, Medina, Mata Verde, Jequitinhonha e Divisa Alegre estão realizando blitz educativas, distribuindo materiais gráficos como estratégia de conscientização. Além disso, municípios como Felisburgo, Joaíma, Divisópolis e Itinga optaram por palestras educativas, ministradas em escolas e áreas de maior concentração populacional. Em Águas Vermelhas, foi organizada uma carreata, enquanto em Bandeira, Rubim, Salto da Divisa, Jacinto, Santo Antônio do Jacinto, Cachoeira de Pajeú e Santa Maria do Salto, estão sendo realizados mutirões de limpeza.

O diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, participou de uma panfletagem realizada no centro da cidade de Pedra Azul. Segundo Marcelo, o combate ao mosquito tem que ser realizado de forma intersetorial e sendo desenvolvido em parceria com a população. “Evento importante que acontece em todo estado, dentro da proposta do projeto Minas Unida no Combate ao Mosquito, sendo esta a segunda grande ação de mobilização que acontece este ano, para podermos sensibilizar a população sobre os cuidados necessários que temos que ter para podermos fazer enfrentamento ao mosquito”, frisou Marcelo Alves. O diretor observou ainda que cerca de 80% dos criadouros estão nos domicílios. Então é fundamental destacar a importância dessas ações articuladas com os municípios para sensibilização referente à eliminação dos focos do Aedes.

Roseny Pereira Silva, diretora da Escola Estadual Coronel José Venâncio de Souza, no município de Águas Vermelhas, organizou, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, uma blitz educativa de combate à dengue. A ação contemplou a distribuição de material gráfico e orientações à população que passava pelo local. Segundo Roseny Silva, a blitz educativa foi realizada com o objetivo de levar um recado muito importante. “Uma cidade inteira precisa ser mais forte do que o mosquito da dengue. Mobilizamos os alunos, saímos do conforto das nossas salas de aula e viemos para as ruas para convocar a população, porque o perigo é para todos e o combate também precisa ser de todos. Essa é uma lição de cidadania. Com isso, estamos mostrando que muito mais do que lições de casa, a escola prepara para a vida”, disse.

A referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Jokasta Quaresma Sena Ruas, esteve no município de Salto da Divisa neste sábado, dia 23 de março, e participou de uma entrevista na rádio local. Jokasta também é responsável pelos treinamentos voltados para as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) que estão sendo realizados nos municípios da região.

De acordo com a referência técnica, diante do cenário vivenciado, é necessário evidenciar os esforços no trabalho de promoção e prevenção às arboviroses. A Atenção Primária à Saúde tem o objetivo principal de diminuir a letalidade, diminuir o agravamento dos casos e realizar o acolhimento oportuno. Assim, os profissionais de saúde das Unidades de APS estão sendo capacitados quanto ao processo de trabalho da Atenção Primária no enfrentamento às arboviroses. “Nosso foco é qualificar os profissionais e fortalecer a Atenção Primária à Saúde, sendo esta a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), além de preparar os profissionais para a realização do Dia D, sendo esta uma ação de mobilização social. Essas capacitações ofertadas pela GRS teve como objetivo também alinhar com os profissionais as ações em prol do Dia D”, explicou Jokasta Ruas.

O radialista Edson Rodrigues Vieira, de 57 anos, de Itaobim, informou que tem o hábito de utilizar repelente e, enquanto profissional da área da comunicação, sempre repassa orientações para a população poder se prevenir contra as arboviroses. “Já tive dengue. E, sempre busco destacar a importância dos cuidados necessários. Não adianta colocar a responsabilidade somente para o governo. É uma questão que depende do cidadão, porque, muitas das vezes, o foco do mosquito está dentro da residência”. Edson Vieira alertou ainda que “é claro que é importante o dia D, mas é necessário que a população entenda que o dia D tem que ser todos os dias, ou seja, que cada dia possamos ficar atentos para que não fique água parada dentro das nossas residências”.

O lavrador Miguel Pereira Santos, de 78 anos, morador do município de Ponto dos Volantes, relata que já esteve com chikungunya e que enfrentou muitas dificuldades para conseguir superar a doença. “Já tive essa doença. Minha mulher também teve e estamos buscando superar tudo isso. É muito difícil. Então, o que podemos fazer é ter os cuidados para evitar de adoecer. Na minha casa, venho buscando fazer a minha parte e também oriento os vizinhos a não deixarem a água parada”, disse.

Por Allan Gomes Campos - Foto: Alan Gomes Campos

Enviar para impressão