No último sábado (3/6), aconteceu a 1ª Conferência de Saúde das Mulheres do município de Uberaba, sediada no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Saúde de Uberaba. Trabalhadores da saúde e assistência social, usuários do SUS, representantes de movimentos sociais, sindicatos e instituições de ensino debateram as 547 propostas de melhorias para o município e mais 32 propostas para os níveis estadual e federal.

Crédito: Sara Braga

A abertura da Conferência, realizada na sexta-feira (2/6), contou com palestra magna da doutora Rosimar Querino, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que falou sobre a trajetória de lutas por direitos das mulheres desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos até os dias atuais.  “É importante a reorganização do modelo de assistência à saúde a partir da atenção primária, para que se possa efetivar a integralidade com equidade que se deseja para a saúde coletiva e das mulheres”, reforçou.

Presente na abertura, o superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, enfatizou a importância do evento, uma vez que reflete um avanço para a elaboração de propostas de políticas públicas para a mulher. "O fato de se fazer uma conferência específica para se tratar do tema permite um enfoque muito mais aprofundado”, enfatizou o superintendente.

Propostas que visam outorgar maior autonomia à mulher, como a retirada da necessidade de autorização do companheiro para a realização de ligadura de trompas, por exemplo, estiveram muito presentes no debate, bem como a ampliação da faixa-etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização de mamografias. Melhorias na educação, como a instalação de creches em bairros novos e melhoria das estruturas escolares e de saúde já existentes também foram predominantes nas propostas voltadas para o município. Maria José de Oliveira Cunha Freitas, presidente do Conselho Municipal de Saúde, ressaltou que as propostas devem nortear os planejamentos orçamentários do município de Uberaba, além de compor um plano de saúde da mulher.

Por Sara Braga

Enviar para impressão