Dentro da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, o Governo de Minas Gerais criou um site específico para veicular informações e orientações sobre a dengue e a febre Chikungunya. A página www.saude.mg.gov.br/dengue foi idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e tem o objetivo de manter a população em alerta contra a presença do mosquito Aedes aegypti.

O hotsite está organizado para que o cidadão tenha notícias atualizadas, de forma ágil, para entrar de vez na mobilização contra o mosquito transmissor e na prevenção às doenças por ele provocadas.

"O objetivo é informar a população de forma rápida e com fácil acesso a respeito das doenças que circulam no país e que são transmitidas pelo Aedes aegypti, além de sua forma de controle e possíveis complicações”, diz Geane Andrade, coordenadora do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue da SES-MG.

Crédito: Omar Freire

Além de trazer informações sobre a prevenção e de mobilização social no controle e enfrentamento ao mosquito, o site apresentará, semanalmente, informes epidemiológicos da dengue e da situação da febre Chikungunya em Minas Gerais.

Os dados seguirão a nova metodologia sugerida pelo Ministério da Saúde, que engloba também os casos suspeitos da doença.

Mobilização

A união da sociedade para que cada um faça sua parte é vital no combate ao Aedes aegypti e, por esse motivo, a página reforça ações que devem ser adotadas no dia-a-dia a fim de eliminar os focos do mosquito.

“Entendemos que é fundamental incluir essas informações num único local para facilitar a disseminação das informações para a população”, reforça Geane Andrade.

Na seção de ‘Mobilização Social’, por exemplo, o site apresenta informações sobre os tipos de vírus da dengue, o tratamento da doença, além de uma série de imagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Já a coluna ‘Você Sabia?’ reúne os protocolos adotados pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, no controle ao Aedes aegypti e informações sobre os sintomas e especificidades da dengue, do Zica Vírus e Chikungunya.

O cidadão poderá encontrar também o material gráfico da campanha “10 minutos Contra a Dengue”. É permitida a reprodução do conteúdo, desde que citada a fonte, ou seja, o endereço do site www.saude.mg.gov.br/dengue

Por Agência Minas

Enviar para impressão