A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou, nos dias 2 e 3/5, o treinamento teórico e prático em Rotinas de Imunização e Rede de Frio, que é o 3º módulo de Treinamentos em Rotinas e Processos de Trabalho em Vigilância Epidemiológica. A capacitação ocorreu no Auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba, com a presença de coordenadores municipais de vigilância epidemiológica, imunização e atenção primária, além de vacinadores de todo o território do Triângulo Sul.

O treinamento abordou temas que envolvem conceitos sobre vacina e imunidade; vacinas de rotina disponíveis no calendário nacional; vacinas especiais do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), preparo e administração dos imunobiológicos; eventos supostamente atribuíveis à vacinação; rotinas de imunização e rede de frio; planejamento; responsabilidades; indicadores; coberturas e paineis de informação.

Denise Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, explica que a proposta do ciclo de treinamentos é atualizar continuamente os profissionais que atuam em Vigilância Epidemiológica. Segundo ela, “foram abordados conceitos e documentos técnicos, preparando-os para enfrentar os desafios que envolvem o trabalho rotineiro, assim como a ocorrência de novos agravos e surtos”.

A referência técnica em Imunização da SRS Uberaba, Thaís Barbosa, salientou a importância da supervisão e da gestão em sala de vacinas, da execução de diferentes estratégias de vacinação e da análise dos principais indicadores de imunização, como cobertura e homogeneidade. “Agora, esperamos que os coordenadores e vacinadores repliquem o conteúdo adquirido ao restante das equipes, nos municípios”, conclui.

Priscilla Amaral, coordenadora da central de vacinas de Uberaba, ministrou a parte do curso voltada ao trabalho do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). Ela explica que a importância do Crie, é “levar imunobiológicos que não são incluídos nas rotinas de vacinação a pessoas que se enquadram em casos especiais, com patologias específicas, e necessitam de um atendimento diferenciado, que pode incluir um pouco mais de proteção”.

O treinamento foi finalizado com uma premiação, que contemplou, além das maiores coberturas vacinais da região em 2023 e 2024 (até o momento), os municípios com melhor vigilância e respostas a epizootias, pontualidade e organização na retirada de vacinas da rede de frio, destaque na realização do microplanejamento e melhores resultados nos indicadores do monitoramento de estratégias para aumento de coberturas vacinais. O personagem Zé Gotinha também esteve presente, alegrando e incentivando os presentes.

Por Sara Braga - Fotos: Sara Braga

Enviar para impressão