Dos 31 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, 14 se destacaram ao serem reconhecidos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Governo do Estado com a certificação do Selo Bora Vacinar por alcançarem as metas de vacinação infantil em 2023.

A cerimônia de premiação, realizada na segunda-feira (22/4), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, contou com a parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems). Na ocasião, 356 municípios mineiros foram agraciados, 122 com selo Ouro e 234 com selo Prata.

Minas Novas e Alvorada de Minas receberam o Selo Ouro, concedido aos municípios que atingiram a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade. Já Berilo, Carbonita, Chapada do Norte, Coluna, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Gouveia, José Gonçalves de Minas, Santo Antônio do Itambé, Turmalina, Veredinha e Virgem da Lapa conquistaram o Selo Prata, destinado aos que conseguiram atingir de 10 a 13 vacinas.

Secretário de Estado de Saúde e equipe da secretaria de saúde de Alvorada de Minas

O reconhecimento do trabalho foi comemorado pelo coordenador da Atenção Primária à Saúde de Alvorada de Minas, Alisson Ribas. “Esse reconhecimento é fruto do esforço realizado em todo o ano de 2023, onde as equipes da saúde de Alvorada de Minas trabalharam incansavelmente para vacinar a nossa população. Então, receber esse reconhecimento do Ministério Público e do Governo do Estado de Minas nos motiva ainda mais”.

Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica da Imunização da SRS Diamantina, destacou os avanços alcançados no território. "Tivemos um aumento de 40% no número de municípios certificados este ano, passando de 10 para 14 municípios. Ainda temos um árduo caminho pela frente, porém os bons resultados demonstram o comprometimento dos nossos municípios em esclarecer a população sobre a importância da vacinação e de combater a desinformação”, ressaltou Carolina Carvalho.

Presença de autoridades
Diversas autoridades participaram da cerimônia de premiação, entre eles Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça; Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais; Luciano Moreira de Oliveira, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde; Alexandre Quintino Santiago, desembargador e superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Carlos Calazans, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais; Edivaldo Farias da Silva Filho, presidente do Cosems; prefeitos e profissionais da Saúde, entre outros convidados.

Por Ricardo Maciel / Foto: Divulgação/Prefeitura de Alvorada de Minas

Enviar para impressão