A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina realizou uma capacitação sobre para o manejo ambiental de escorpiões nos dias 16, 17 e 18/4, no município de Além Paraíba, em resposta às ocorrências de escorpiões nos municípios de sua região. O treinamento foi voltado para técnicos que vão atuar como multiplicadores em seus municípios.

O treinamento contou com a parceria do município de Além Paraíba e das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Coronel Fabriciano e Unaí. Sebastião Carlos de Freitas, agente de Saúde Pública da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano ministrou a capacitação, e Carlos Alberto Arantes Filho, agente de Saúde Pública da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, apresentou uma experiência exitosa acerca da regularidade de envio de escorpiões vivos para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a produção de soro antiescorpiônico.

Capacitação em Vigilância e Manejo de Escorpiões em Além Paraíba

Participaram do treinamento cinco profissionais do município de Além Paraíba e dois profissionais dos municípios de Astolfo Dutra, Cataguases, Leopoldina, Palma e Recreio, totalizando a formação de 15 multiplicadores. Lutianni Brazolino, referência técnica das Zoonoses da GRS Leopoldina, salientou que os demais municípios também participarão de treinamentos. “Os técnicos capacitados irão replicar para os demais municípios, objetivando estruturar a vigilância e o manejo desses animais, tendo em vista o aumento da ocorrência de aparecimentos de escorpiões e acidentes com este animais, além da necessidade da criação de fluxos de encaminhamento dos animais capturados à Funed para a produção de soros”.

Durante os três dias da capacitação foram abordados os temas: biologia do Escorpião; reprodução; história natural; espécies de importância no Brasil e outras espécies de menor relevância; controle de escorpiões; motivos para o controle e responsabilidades, organização do controle de escorpiões; busca ativa; controle da ocorrência de escorpiões; monitoramento e avaliação das ações de controle; controle mecânico e químico; utilização de formulários; orientações aos funcionários dos municípios. Foi realizada também a Prática em Campo, com coletas de escorpiões e atividade de catação noturna.

Captura de escorpião utilizando luz Ultravioleta em Além Paraíba

As medidas de prevenção destacadas na capacitação foram:
- Gerência Regional de Saúde Leopoldina Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos.
- Colocar o lixo em sacos plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos.
- Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede.
- Evitar que roupas de cama toquem o chão.
- Não pendurar roupas na parede.
- Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, antes de usá-los.
- Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.
- Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não apresentem vãos.
- Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
- Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas.
- Manter as áreas limpas ao redor das residências, não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.
- Remanejar periodicamente material de construção que esteja armazenado, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.

Por Gerência Regional de Saúde Leopoldina / Fotos: Lutianni Dias Brazolino

Enviar para impressão