Tabuleiro ganhou uma sala de vacinas nova no dia 28 de fevereiro, construída com recursos da SES-MG, que atenderá a toda política de imunização do município, servindo aos cerca de quatro mil habitantes. Município localizado na área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, a unidade conta com estrutura humanizada, com acesso para pessoas com deficiência, recepção climatizada, rede de frio para manutenção da temperatura ideal dos imunizantes e decoração para acolhimento do público infantil. 

O setor foi construído ao lado da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) que atende aos munícipes, o que facilita o acesso. “Anteriormente, o setor de vacinas ficava dentro do Centro de Saúde. Agora, além de ter uma estrutura nova e humanizada, contamos também com uma técnica de enfermagem exclusiva, além da supervisão de enfermeira da ESF, e assim teremos mais liberdade para inovarmos em atividades que promovam a vacinação”, contou Ivair Soares de Souza Filho, secretário de Saúde de Tabuleiro. 

11.03.2024 - Ubá -Tabuleiro - Vacina2

A Sala de Vacinas de Tabuleiro oferece todas as vacinas disponíveis no Calendário do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), contemplando todos os públicos, desde crianças até idosos. “Entre as resoluções da SES-MG que custearam as obras, está a nº 6985/2019, que efetivou recursos financeiros para fortalecimento das ações de imunização. Todos os 31 municípios da GRS Ubá foram contemplados e cada um investiu conforme as necessidades locais. Tabuleiro buscou aplicar o recurso com intuito de melhorar o acesso, conforto e o padrão de qualidade dos imunobiológicos administrados e outro município que pretende fazer o mesmo é São Geraldo, que apresentou projeto para a Vigilância Sanitária da GRS Ubá. “É muito positivo que se invista na imunização, o que previne doenças e suas sequelas e salva inúmeras vidas”, disse Fábio Ribas, coordenador de vigilância em Saúde da GRS Ubá.  

Por Keila Lima / Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Tabuleiro

Enviar para impressão