Municípios da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) realizaram ações no Dia D contra Dengue, no último sábado (24/2). Com mais de 5 milhões de habitantes na área de abrangência, as ações de prevenção e mobilização social são estratégicas.

A superintendente da URS-BH, Débora Tavares, destaca a importância da mobilização social. “As ações de zoonoses e atividades de atenção primária e vigilância em saúde são fundamentais. Para prevenir e informar, as ações de mobilização social são fundamentais. A história mostra essa relevância. Incentivamos o Dia D em nossos municípios e os parabenizamos pelas ações”.

24.02.2024-BH-Combate ao Aedes 3Itabirito

Em Esmeraldas, foram realizadas atividades como mutirão de limpeza, caminhada e estandes de orientação, ações organizadas pelas secretarias municipais de Saúde, Defesa Civil, Meio Ambiente e Obras. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Moraes de Oliveira, ressalta que o mês de fevereiro foi marcado por muitas ações de mobilização social. “Conseguimos alcançar diversos públicos, devido aos variados meios utilizados para trazer que a população participe como agentes ativos de combate contra a doença. Uma força tarefa foi montada com a ajuda de parceiros de vários setores da prefeitura, com a implementação de ações educativas e práticas em ruas, bairros, praças, escolas, unidades de saúde, comércio e outros para conseguir tal objetivo ", disse.

Em Itabirito, na microrregião de Ouro Preto, Itabirito e Mariana, foi realizada pela manhã uma blitz educativa com apoio de sete voluntárias da Vale. Mais de 450 pessoas foram alcançadas pela ação que distribuiu material gráfico educativo. “Fizemos também ação orientativa na entrada do posto de doação de sangue montado pelo Hemominas em uma escola do município. A expectativa é de termos atingido cerca de 120 pessoas, entre doadores, acompanhantes e trabalhadores”, disse a coordenadora técnica de Vigilância Ambiental municipal, Thais Ribeiro Guimarães.

24.02.2024-BH-Combate ao Aedes 2Lagoa Santa

Lagoa Santa, a 37 quilômetros de Belo Horizonte, promoveu ação de mobilização social no complexo esportivo Areião. Foram feitas atividades de educação ambiental, intervenção da trupe PalhaSUS, vacinação de pets, bem como distribuição de material visual. Equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) realizaram, em pontos estratégicos da cidade, blitzes educativas. A referência técnica de Promoção da Saúde, Karina Furbino, elenca os objetivos da ação: “informar, conscientizar e sensibilizar os motoristas e pessoas que estiveram transitando nas regiões. Informamos sobre as pequenas atitudes que podem acabar com o ciclo do Aedes”.

Por Leandro Heringer

Enviar para impressão