Entre os dias 19 e 26 de fevereiro, foi realizada a capacitação “A importância dos diversos atores no processo de imunização”, uma iniciativa conjunta dos setores de Atenção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas. A capacitação foi realizada no Salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas com o objetivo de sensibilizar e capacitar todos os profissionais da atenção primária envolvidos no processo de imunização.

O cenário vacinal em Patos de Minas e região tem sido uma prioridade constante para que não haja surtos de doenças evitáveis por meio de vacinação. Para isso, a capacitação dos profissionais de saúde é mais fundamental.

24.02.2024-Patos de Minas- capactiação vacina 2

O evento foi estruturado de forma a contemplar diferentes grupos profissionais, reconhecendo a importância de cada um no processo de imunização. No dia 19/2, a discussão foi voltada para gestores municipais de saúde; dia 20/2, para médicos; em 22/2, para técnicos de enfermagem; no dia 23/2, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e em 26/2, para enfermeiros.

De acordo com Laura de Oliveira Silva, referência técnica em imunização da SRS de Patos de Minas, a participação de todos os profissionais da equipe de saúde da família é muito importante para o êxito do programa. “As coberturas vacinais das crianças têm apresentado queda desde 2015, o que acarreta o risco de reintrodução de doenças em nosso país. Por isso, é crucial que toda a equipe esteja envolvida nas ações de imunização, que vão desde a educação em saúde até a vacinação em si. Esta capacitação é importante porque, quando toda a equipe está engajada numa mesma causa, os resultados certamente serão alcançados”, ressaltou a referência técnica.

Durante os dias de capacitação, foram abordados diferentes temas pertinentes ao processo de imunização, como a importância do sistema de informação, técnicas de aplicação dos imunobiológicos, a importância do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no processo de vacinação, o acompanhamento de faltosos na sala de vacina e o monitoramento da sala de vacina: a importância do enfermeiro.

24.02.2024-Patos de Minas- capactiação vacina 3

Para Iara Lima Mundim, coordenadora de Vigilância em Saúde de Lagoa Formosa, essa semana visou também relatar sobre a necessidade do aumento da cobertura vacinal e da proteção das comunidades contra doenças infecciosas. “Essa capacitação foi muito importante para todos os atores envolvidos no processo de imunização para que as sementes plantadas possam tão breve colher frutos pelos municípios, visto que o trabalho em equipe é essencial para a melhora da cobertura vacinal”, disse.

Através dessas capacitações abrangentes e especializadas, busca-se fortalecer toda a cadeia de atuação no processo de imunização, desde o planejamento até a execução e monitoramento das campanhas de vacinação. O objetivo final é garantir a proteção e o bem-estar da comunidade de Patos de Minas e região, promovendo uma saúde pública sólida e resiliente frente aos desafios emergentes.

Por Pedro Lucas

Enviar para impressão