A Coordenação de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros conclui nesta quinta-feira, 22/2, em Porteirinha, a capacitação de Agentes de Controle de Endemias (ACE). Os trabalhos de reforço da atuação dos agentes estão sendo conduzidos pelas referências técnicas, Valdemar Rodrigues dos Anjos, Cássia Neli Morais e Bartolomeu Teixeira Lopes, tendo como foco questões teóricas e práticas relativas ao controle de endemias, principalmente nesta época do ano em que predomina o aumento de casos notificados de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Valdemar Rodrigues, a primeira fase da capacitação foca no reconhecimento geográfico do trabalho a ser executado pelos Agentes de Controle de Endemias. “A partir dessa atividade, os profissionais colocam os conhecimentos em prática. Acreditamos que, com a capacitação, os ACEs têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas o que, consequentemente, refletirá na melhoria dos trabalhos, sobretudo em relação ao controle do mosquito Aedes aegypti”, explica.

21.02.2024-Montes-Claros-Capacitação ACE

Entre os temas abordados nesta semana estão ética profissional; conceitos gerais sobre epidemiologia; principais conceitos em saúde, processo saúde e doença; perfil e atribuições dos agentes de saúde; abordagem e visita domiciliar; realização de oficinas sobre dengue, chikungunya, zika e febre amarela; biologia e comportamento dos vetores; técnicas de pesquisa e aplicação de inseticidas.

Posteriormente são realizados trabalhos de campo, quando os agentes executam atividades práticas de pesquisa e tratamento focal de vetores; simulação de aplicação de inseticida com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) e aerosystem, com supervisão da equipe técnica da SRS Montes Claros.

A coordenadora de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que o investimento na capacitação dos agentes de controle de endemias viabiliza o reforço das ações dos municípios voltadas para o controle das arboviroses. “A capacitação é muito importante sobretudo nesta época do ano quando está ocorrendo o aumento das taxas de transmissão das arboviroses, aliado à alternância de períodos de chuvas e de calor, o que favorece a proliferação do mosquito. Quanto mais preparados estiverem os agentes, melhor será a qualidade do serviço prestado à população no controle das arboviroses”, pontua  Agna Menezes.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros

Enviar para impressão