Nesta sexta-feira (16/2), as Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei promoveram uma reunião virtual com representantes regionais dos órgãos estaduais de abrangência da macrorregião de Saúde Centro-Sul, buscando fortalecer as parcerias para mobilização de combate às arboviroses.

Diante do cenário atual com grande número de casos, especialmente de dengue e chikungunya, a reunião faz parte das ações estratégicas propostas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em conjunto com as unidades regionais. “Para combater as arboviroses precisamos de várias ações coordenadas para que tenhamos sucesso no manejo”, pontuou o superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis.

16.02.2024-arbacena-Reunião arboviroses 1

Na reunião, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da SRS Barbacena, Márcio Heitor Stelmo, apresentou o cenário epidemiológico do estado e da região, os números de casos notificados, mostrando que o ano de 2023 e o início de 2024 tiveram uma elevação de casos ainda maior do que os anos anteriores, principalmente de dengue e chikungunya na macro Centro Sul. “ Esta é uma situação preocupante para uma área de abrangência de 51 municípios e aproximadamente 800 mil habitantes. Em 2024 começou mais cedo o aumento de casos. Comparando com os anos anteriores, estamos em um cenário muito pior, com elevação mais intensa, uma realidade nova para nossa região e que merece muita atenção”, alertou Márcio Stelmo.

A gerente Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Carvalho, também alertou para a questão da subnotificação, que pode demonstrar uma realidade ainda mais preocupante sobre as arboviroses, principalmente a dengue. “Provavelmente todos desse grupo conhecem alguém que está com dengue ou que teve a doença nesse período. E acontecem casos de pessoas que não procuram unidades de saúde, logo não são casos notificados nos sistemas. Os dados apresentados já são graves e podem estar abaixo da realidade. Nossa situação certamente está mais grave do que podemos ver”, destacou.

Ainda na reunião, a referência técnica em arboviroses da GRS São João del-Rei, Angélica Atala, apresentou as orientações de manejo clínico repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), incluindo as recomendações de combate ao mosquito Aedes aegypti, sintomas, fluxograma de manejo clínico, evolução clínica e laboratorial da dengue, exames laboratoriais, orientações de tratamento, alimentação dos sistemas de informação, recomendações para os serviços de saúde, e a vacinação (conforme orientações do Ministério da Saúde). “A população precisa ser uma aliada junto aos serviços de saúde para gente combater o mosquito”, afirmou Angélica Atala.

Durante a reunião, a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Barbacena, Daniela Siqueira, apresentou as sugestões da SES-MG de ações para mobilização social que podem ser realizadas pelos parceiros e pela população. “Já estamos no limite do que a saúde pode fazer, por isso precisamos de uma vigilância comunitária, com a participação de cada cidadão com a consciência de seu papel, ou será impossível combater o vetor”, alertou.

Durante as falas dos parceiros, o promotor do Ministério Público de Barbacena, Luís Paulo Bhering, destacou que “uma das nossas atribuições no Ministério Público é a curadoria da saúde. Ele afirmou que a sociedade civil precisa se engajar, juntamente com o poder público, e explicou que, em relação aos lotes vazios ou abandonados, “é preciso exigir dos donos a limpeza, manutenção e conservação. Existe autorização legal para entrar nesses lotes caso não seja possível identificar o proprietário”.

Por fim, o Superintendente Regional de Saúde reforçou o convite aos parceiros para participação na Capacitação de Arboviroses da Macrorregião Centro Sul sobre Planos de Contingência e Manejo Clínico que acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Barbacena e destacou a importância da colaboração dos parceiros. “Todos temos em comum o objetivo de melhorar a saúde. E essas ações em parcerias são muito importantes, estamos à disposição para colaborar no que precisarem e divulgarmos as ações que realizarem”, finalizou Renato Reis.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão