A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, nesta quarta-feira (7/2), em Viçosa, do lançamento do programa “Saúde Fila Zero”. A iniciativa municipal visa zerar a demanda de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas, num total de mais de 20 mil procedimentos contemplados. Capitaneado pela Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa espera atender, até meados de 2024, toda a demanda represada até 31 de dezembro de 2023.

O Programa vem complementar a Política Estadual Opera Mais - módulo de eletivas - da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais Valora Minas, utilizando recursos próprios em complementação à tabela SUS. O processo obedece aos termos da Deliberação CIB-SUS nº 4.569, de 30 de janeiro de 2024, que aprovou a revisão do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas do Estado de Minas Gerais para o corrente ano, e a Portaria GM/MS nº 2.336, de 12 de dezembro de 2023, que estabelece recursos destinados ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.

Para custear exames e consultas especializadas, o programa utilizará recursos no valor de R$ 1,5 milhão, da Lei Complementar n° 171/2023, que permite que as prefeituras possam transpor/transferir para outras políticas de saúde os saldos dos Fundos Municipais de Saúde, provenientes de repasses da SES-MG e recursos financeiros de parcerias e convênios firmados com o Estado.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, comemorou a iniciativa municipal. “O Sáude Fila Zero vem complementar ainda mais essa grade política de sucesso que é o Opera Mais, que está, ano a ano, batendo recordes”, disse. “Em 2023, realizamos 800 mil cirurgias hospitalares e ambulatoriais, no melhor ano histórico desde a pandemia. Viçosa traz essa expectativa de zerar a fila ainda no primeiro semestre de 2024, passando a operar apenas o que tiver o diagnóstico de forma muito recente”, comemorou. O Secretário também mencionou a importância do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Viçosa, inaugurado em dezembro de 2022, uma vez que mais cirurgias requerem mais doações de sangue.

Programa Saúde Fila Zero se alia à Política Estadual Opera Mais_crédito_ André Queiroz - Foto Tarsis Murad

Segundo o secretário municipal de Saúde de Viçosa, Rainério Rodrigues Fontes, o Saúde Fila Zero prevê a realização de 9 mil consultas especializadas, 8.900 exames e 112 procedimentos com pagamento de tabela extra. “Hoje damos mais um passo e avançamos para levar, juntos [Estado e município], ainda mais saúde e acesso aos serviços a toda população”.

A dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, Josy Duarte, manifestou a alegria em saber que o dinheiro que o Estado destina ao território está sendo bem empregado. “A gente quer que a saúde cresça em todos níveis: municipal, microrregional, regional, macrorregional e estadual”, frisou.

Anúncios

Além do lançamento do programa municipal Saúde Fila Zero, durante a solenidade foram feitos outros anúncios, entre os quais a destinação de recursos estaduais no valor de R$ 1.203.313,00, já em conta, para aquisição de um mamógrafo. O equipamento atenderá aos nove municípios da microrregião de Saúde de Viçosa, referenciados para o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE).

Durante a cerimônia, Fábio Baccheretti comunicou a liberação de recursos no valor de R$ 4.057.965,94 para custear a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade: uma no Centro e outra no bairro Santo Antônio. Outra unidade será também construída no bairro Amoras com recursos de transposição da Lei Complementar nº 171/2023. “Em breve o município de Viçosa vai saltar de 60%, em 2021, para 100% de cobertura da Atenção Primária”, destacou Baccheretti.

O incentivo financeiro aos consórcios de saúde também foi destaque no evento. Foi mencionada a liberação, em 2023, para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Saúde de Viçosa (Cismiv), de recursos no valor de R$ 409 mil para a compra de um Vacimóvel, van adaptada para ser um pequeno centro de vacinação itinerante, com potencial de ampliar as coberturas vacinais. O Cismiv também recebeu, por meio de resoluções estaduais do programa Transporta SUS, cerca de R$ 4,2 milhões para a aquisição de sete micro-ônibus.

Mais recursos

Em 2023, o município de Viçosa recebeu incremento na Política Hospitalar Valora Minas de R$ 6.033.790,06, sendo R$ 3.329.641,82 para o Hospital São Sebastião e R$2.704.148,24 para o Hospital São João Batista. Também foi possível, por meio de recursos da Resolução SES/MG Nº 8.865/2023, a ampliação de seis leitos da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião, com valor de custeio de R$ 98.550,00 e R$ 1.355.786,00 para compra de equipamentos.

A cerimônia foi encerrada com Fábio Baccheretti trazendo um importante anúncio: a aprovação, em Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS-MG), da incorporação de R$ 28.075.549,67 referentes ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), sendo R$ 15.239.858,27 destinados ao Hospital São Sebastião e R$ 12.835.691,40 destinados ao Hospital São João Batista.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão