A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, no dia 31/1, a primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das microrregiões de Saúde Alfenas/Machado e Guaxupé. A Comissão Intergestores Bipartite Microrregional (CIB Micro), constitui-se em instância colegiada de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre os gestores estadual e municipais no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

A reunião ocorreu no Auditório da Superintendência e contou com a participação do superintendente da Regional, João Tadeu Silva, do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems- Regional), Ademir Antônio Coutinho,  dos gestores municipais de Saúde e técnicos da SRS Alfenas.

02.02.2024-Alfenas-CIB 2

A pauta foi extensa e teve como assuntos principais a Lei Complementar n° 171/23, que permite a transposição e/ou transferência de recursos estaduais constantes nos Fundos de Saúde dos municípios, além do Projeto Piloto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de Descentralização das Ordenações de Despesas das Políticas Públicas de Saúde, no qual as regionais de Alfenas, Januária e Juiz de Fora ordenarão despesas das políticas públicas do Valora Minas, Otimiza SUS, Rede de Urgência e Emergência (RUE) e Linha de Cuidados Intensivos.

Segundo o superintendente Regional de Saúde, João Tadeu Silva, “a superintendência passa a ser ordenadora de despesas dessas políticas já a partir de fevereiro, o que irá favorecer muito os prestadores e municípios sob jurisdição da SRS, pois esses pagamentos poderão ser acompanhados mais de perto.

Foi discutida ainda na reunião a preocupação com cenário das arboviroses nos municípios jurisdicionados à SRS Alfenas e informado que está acontecendo grande processo de mobilização para prevenção e combate à dengue, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Estão agendados dois dias D para mobilização,  24/02 e 23/03, sendo que o primeiro dia será realizado junto com a EPTV Sul de Minas. O João Tadeu Silva reforçou a importância e solicitou a participação de todos os municípios nessa campanha, para que a dengue possa ser eliminada em nossa região.

Por: Superintendência Regional de Alfenas

Enviar para impressão