A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou, no dia 7 de agosto, da reunião de Alinhamento Territorial da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. O intuito foi o alinhamento das ações relacionadas à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) entre Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Instituto Estadual de Florestas(IEF), Unidades Regionais de Saúde (URS) e  Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais (PMMG) para a elaboração de medidas que serão adotadas dentro do território na ocorrência de focos de gripe aviária.

Foram abordadas a atualização do cenário, ações de prevenção, vigilância; orientações de biossegurança junto aos produtores rurais, orientações às Unidades de Conservação Estaduais e Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) e ações da PMMG contra a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Fez parte do evento a reunião presencial para alinhamento das ações no território com a presença do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Emater, SRS Pouso Alegre, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Polícia Militar do Meio Ambiente.

08.08.2023.Pouso Alegre reunião gripe aviária

A superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira, reforçou o alinhamento da regional com outros órgãos no combate à gripe aviária.Ela destacou que “é importante este “alinhamento entre todos os órgãos envolvidos para o enfrentamento da gripe aviária. Com a atualização do cenário e entendimento da área de atuação de cada órgão é possível estabelecer estratégias eficazes e ações conjuntas de atuação no território para resposta rápida às medidas de controle da IAAP,” ponderou a superintendente.

“A participação de representantes do IMA, Emater, IEF, URS e Polícia Militar do Meio Ambiente foi importante para criarmos um canal de comunicação entre esses entes e alinharmos os procedimentos que serão realizados frente às notificações de suspeitas ou detecção de foco de gripe aviária que porventura vierem a ocorrer dentro da nossa jurisdição”, comentou André Ramiro da Silva, coordenador regional do IMA.

Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão