A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investindo mais de R$ 29 milhões na manutenção e adaptação de 529 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte. O aporte de recursos está previsto na Resolução 8.429, publicada dia 9 de novembro de 2022, e que foi alterada dia 20 de junho deste ano pela Resolução 8.830, que aumentou o investimento a ser realizado no município de Mamonas.

Em todo o Estado o investimento da SES-MG é superior a R$ 254,7 milhões, contemplando 4.605 UBS. Para unidades classificadas na tipologia I, que possui uma equipe de saúde da família, o investimento repassado pelo Governo do Estado é da ordem de R$ 50 mil. Nas UBS tipo II estão sendo investidos R$ 70 mil e nas unidades da tipologia III o investimento é de R$ 90 mil.

Em 54 municípios que integram a área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros estão sendo investidos mais de R$ 19 milhões. Outros R$ 7,7 milhões foram repassados para 25 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. Em sete municípios da GRS de Pirapora estão sendo investidos R$ 2,3 milhões.

Créditos: Divulgação Unidade Básica de Saúde do município de Monte Azul

Os valores repassados aos municípios variam de R$ 90 mil a R$ 5,2 milhões, dependendo da quantidade e da tipologia da Unidade Básica de Saúde a ser reformada. As localidades que estão recebendo os maiores aportes são: Montes Claros (R$ 5,2 milhões); Januária (R$ 970 mil); Janaúba (R$ 830 mil); Pirapora (R$ 790 mil); Porteirinha (R$ 760 mil); São Francisco (R$ 740 mil); Salinas (R$ 700 mil); Jaíba (R$ 670 mil); Taiobeiras (R$ 660 mil); Coração de Jesus (R$ 590 mil); São João da Ponte (R$ 560 mil); Brasília de Minas (R$ 550 mil) e Rio Pardo de Minas (R$ 500 mil).

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira explica que as obras a serem executadas pelos municípios devem ser enquadradas como “serviço comum de engenharia, que têm por objeto ações objetivamente padronizáveis de manutenção, adequação e de adaptação de bens imóveis, com preservação das caraterísticas originais”.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “os investimentos viabilizados pela SES-MG para a manutenção e adaptação de unidades básicas de saúde possibilitam melhores condições de trabalho às equipes de atenção primária, além do acolhimento adequado dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão