Visando apoiar os municípios no fortalecimento da Vigilância Epidemiológica, a equipe da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá vem realizando visitas técnicas às Secretarias Municipais de Saúde de sua área de abrangência. Entre os dias 28 a 30 de março, os municípios de Patrocínio de Muriaé, Eugenópolis e Barão do Monte Alto receberam essa ação, o que possibilitou a discussão dos cenários de agravos como a tuberculose, leishmaniose e hanseníase, além de uma capacitação sobre “Cuidados na execução de testes rápidos e atenção integral a pessoas com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)", sendo esta última iniciativa realizada nos dois primeiros municípios citados. Especificamente em Eugenópolis, ocorreu uma capacitação sobre tuberculose para médicos, enfermeiros e profissionais da Farmácia Municipal.

Capacitação para médicos e enfermeiros sobre tuberculose em Eugenópolis - Foto: Priscila Teixeira

O principal objetivo é mobilizar as equipes de saúde locais na prevenção destes agravos, ampliar o diagnóstico precoce, bem como reafirmar os fluxos de acesso a tratamento de pacientes acometidos. “São agravos em que temos prevenção, tratamento, e em grande parte, cura. Todos são contemplados por programas do SUS, completamente gratuitos, mas que se as equipes de saúde não estiverem atentas aos sinais e sintomas, e também mobilizadas na prevenção, poderemos ver um recrudescimento dos cenários epidemiológicos. Por isso, nossas visitas técnicas têm mais o cunho de sensibilização e reativação desta postura profilática”, contou Jéssica Simões, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose e Leishmaniose da GRS Ubá.

Capacitação em Barão do Monte Alto - Foto: Divulgação

Também foi revisitado parte do conteúdo que já foi ministrado aos 31 municípios da área da GRS Ubá no curso "Qualificação de profissionais da Atenção Primária em Saúde para realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C", realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), entre setembro de 2019 e março de 2020. “Voltamos a abordar a importância da execução de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde, sendo esta uma das principais estratégias do Ministério da Saúde para atingir as metas planejadas no controle das ISTs. Conseguimos, inclusive, reafirmar o fluxo de atendimento dos pacientes diagnosticados, de forma que esperamos aumentar o diagnóstico precoce e acompanhar a pessoa até a melhora ou cura do seu quadro de saúde”, relatou Priscila Teixeira, referência técnica do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais.

Em abril, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS Ubá irá avaliar os indicadores dos demais municípios de sua abrangência, formando uma nova agenda de visitas para ainda este ano.

Por Keila lima

Enviar para impressão