Com aporte de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que em 2018 chegou a mais de R$ 2 milhões, 23 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estão intensificando o atendimento de pacientes que necessitam de próteses dentárias. Nos últimos três anos, laboratórios sediados no Norte de Minas e que integram o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) produziram 27.302 aparelhos protéticos bucais. No ano passado a produção aumentou 9% em relação a 2017, chegando a 9.560 próteses repassadas à população.

Crédito: Pedro Ricardo

Para a referência técnica em saúde bucal do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Montes Claros, Denise Silveira, “o investimento na reabilitação da saúde bucal se constitui um importante serviço que o SUS realiza em benefício da população residente numa região carente como o Norte de Minas”, ressalta.

Ainda segundo Denise Silveira, “os resultados obtidos com a oferta de próteses dentárias no Norte de Minas demonstram que os gestores municipais estão comprometidos com a saúde e a qualidade de vida da população. O tratamento possibilita às pessoas, total ou parcialmente desdentadas, a restauração estética e funcional. Isso viabiliza que as pessoas retomem suas atividades diárias e laborais, além de voltarem a ter mais confiança em seus relacionamentos”, disse.

Os laboratórios são estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, que devem confeccionar próteses dentárias e estar cadastrados no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Nesses estabelecimentos podem ser produzidos três tipos de próteses: totais (dentaduras), parciais e coronárias (unitárias).

As próteses são materiais indicados para a substituição dentária no caso das perdas de dentes permanentes e são oferecidas desde 2011 pelo SUS, por meio do Programa Brasil Sorridente, coordenado pelo Ministério da Saúde. A principal meta do Programa de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) é reabilitar a saúde bucal dos brasileiros, sobretudo nas regiões e municípios de extrema pobreza.

Entre os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, 23 localidades possuem credenciamento para produção de próteses odontológicas, entre elas estão as cidades de Catuti, Curral de Dentro, Francisco Sá, Grão Mogol, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Jequitaí, Josenópolis, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montes Claros, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo. Outros municípios do Norte de Minas estão aguardando aprovação do Ministério da Saúde para credenciamento de novos laboratórios.

Prevenção

A higiene bucal é a ação de autocuidado que visa manter os dentes, gengivas e as outras estruturas da boca limpas e saudáveis para evitar problemas como cáries, gengivite, periodontite e outras doenças bucais.

A referência técnica em saúde bucal do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Montes Claros, Denise Silveira, explica que cuidar dos dentes e gengivas é fundamental para o bem-estar geral das pessoas, mas se fazem necessários outros cuidados diários como: manter boa alimentação; abandonar o hábito de fumar; fazer autoexame da boca periodicamente; e receber regulamente avaliação bucal por um cirurgião-dentista. Isso ajuda evitar que problemas simples se tornem mais graves. “A prevenção é a maneira mais correta, econômica e menos dolorosa de cuidar da saúde bucal, evitando tratamentos consequentemente mais invasivos”, destaca.

Os dentes devem ser escovados três vezes por dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e o fio ou fita dental deve ser utilizado em, no mínimo, uma dessas escovações. O uso de enxaguante bucal com flúor após escovar os dentes pode contribuir no controle da placa bacteriana. É recomendável que seja dada preferência a produtos de uso externo com flúor, como cremes dentais e enxaguantes, pois protegem e fortalecem os dentes.

A todas as pessoas, independente da idade, orienta-se que visite um dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para garantir uma saúde bucal adequada, sendo mais importante nesse processo o cuidado diário.

“A prevenção é a maneira mais correta, econômica e menos dolorosa de cuidar da saúde bucal, evitando tratamentos consequentemente mais invasivos”, conclui a referência técnica da Regional de Saúde.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão