Doze dos 39 municípios da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) receberam, no dia 4/4, 14.130 doses da vacina contra dengue: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

Em fevereiro, os municípios de Belo Vale, Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Nova Lima, Moeda, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas receberam, no total, 23.571 doses do imunizante.

Vacina contra dengue entregue aos municípios

A vacinação tem como público crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Para receber o imunizante, o município deve estar contemplado nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, ter alta transmissão de dengue registrada no último período sazonal e maior predominância do sorotipo DENV-2.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, Talita Chamone, ressalta que a vacinação contra a dengue é muito importante para a faixa etária proposta, com impacto a longo prazo. “É uma ação complementar ao controle da doença”. Chamone enfatiza a necessidade da manutenção de ações de controle do mosquito transmissor. “As ações de controle, como a eliminação  de focos de água parada, continuam sendo de suma importância para redução de casos e mortes de dengue, que  devem permanecer mesmo com a vacinação”.

Vacina e diluente na prevenção contra dengue

Em março deste ano, o Ministério da Saúde (MS), em nota, relatou que, no universo de 365 mil doses aplicadas, foram identificados 16 casos de reações alérgicas graves com todas as pessoas recuperadas e passando bem. Naquele momento, o órgão federal ressaltou que a faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra dengue, é a que “concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Portanto, os benefícios da vacinação superam os riscos causados pela dengue”.

Mais informações sobre a vacina contra dengue estão disponíveis na Nota Técnica nº8 do Ministério da Saúde

Fluxo de entrega da vacina

As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde para a Rede Frio Estadual. De lá, são repassadas para as Unidades Regionais de Saúde (URSs). Os imunizantes são separados e entregues aos municípios que fazem a logística para os postos de vacinação (Unidades Básicas de Saúde e espaços destinados para a imunização).

18.04.2024 - URS BH - Rede-de-Frio-URSBH 3

Primeira remessa de imunizantes para municípios da URS-BH

Segunda remessa em 4 de abril de 2024 para municípios da URS-BH

Por Leandro Heringer / Fotos: Leandro Heringer