A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e em parceria com os municípios, promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D de vacinação para atualizar as cadernetas de vacinação e ampliar a cobertura vacinal no estado. A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas que visa reforçar a importância da imunização para a saúde individual e coletiva.

“Fiz questão de trazer a minha filha para vacinar. Acho importante mostrar para ela a cultura do cuidado com a saúde e prevenção de doenças por meio da vacina”, afirma Raíssa e Helena Dutra, 34 anos, moradora de Teófilo Otoni, jornalista e mãe da Liz Dutra, de 6 anos de idade, que vacinou contra febre amarela e varicela (catapora). Vinte e três municípios pertencentes à Regional de Saúde de Teófilo Otoni prestaram atendimento à população no sábado, 13/4. Cerca de 7,6 mil pessoas foram vacinadas na região.

Além das vacinas de rotina, alguns municípios incluíram na programação do dia D a aplicação da vacina contra influenza (gripe), cuja campanha está em andamento. O município de Teófilo Otoni foi um deles, contando com 26 salas de vacinas, sendo oito da zona rural, que ficaram abertas no dia 13/4, das 8 às 16 horas, para atendimento ao público-alvo das duas campanhas. A coordenadora de imunização do município, Aglidy Gomes Pena Almeida, explicou que as pessoas também podem procurar as salas de vacina durante a semana para verificação da situação vacinal. “Várias unidades permanecem abertas no horário de almoço: Alto Bela Vista, Grão Pará, Gabriel Langkamer, Palmeiras, São Cristóvão, Vila São João e Vila Verônica”, enfatiza Aglidy.

Teófilo Otoni também disponibiliza o atendimento noturno, de segunda a quinta-feira, seguindo cronograma específico publicado no site e redes sociais da prefeitura (https://teofilootoni.mg.gov.br / @prefeiturato / @secretaria.saude.teo).

Cobertura vacinal na região
O superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo, explica que as coberturas vacinais das crianças menores de cinco anos estão satisfatória na região, atingindo uma média de 96% de cobertura no ano de 2023, um pouco acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95%. Contudo, o superintendente faz um alerta sobre a vacina contra o HPV (Human Papiloma Virus - Papilomavírus Humano). “A nossa cobertura vacinal contra o HPV está baixa. Em relação aos meninos, 83% estão vacinados e apenas 66% das meninas receberam a vacina. Precisamos melhorar a nossa cobertura vacinal quanto a esse imunizante”, ressaltou Leonardo Figueiredo.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Teófilo Otoni, Andrea Souza Uzel Pereira, explica que a vacina contra o HPV está indicada para adolescentes do sexo masculino e feminino, de 9 a 14 anos, no esquema de dose única. “A vacinação contra o HPV é essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas”, pontuou Andrea Uzel.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Com o Vacina Mais Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fortalece a estratégia de imunização durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão