Mais de 600 cidades mineiras se uniram no combate ao Aedes aegypti em busca de reduzir o número de casos da maior epidemia de arboviroses da história do estado. Neste cenário, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, juntamente com os 18 municípios da Unidade Regional de Saúde de São João del-Rei, o segundo Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, que ocorre neste sábado, 23/3.

Os profissionais de saúde de toda região de São João del-Rei foram mobilizados, juntamente com a população dos municípios, para eliminar os focos do mosquito, principal estratégia para reduzir o número de casos das arboviroses dengue, zika e chikungunya e os óbitos evitáveis.

Nos 18 municípios foram realizadas ações de mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Principalmente em São João del Rei, sede da microrregião de Saúde, foram realizadas ações de mobilização social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, na Praça Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Matosinhos. As ações envolveram visitas a domicílios para combater focos do mosquito da dengue; caminhada com orientações sobre o combate ao Aedes aegypti e distribuição de hipoclorito.

Todos os anos, a entrada do período chuvoso e das altas temperaturas - condições ideais para a reprodução do mosquito - ocasionam aumento do número de pessoas infectadas pelas arboviroses. A importância dos cuidados diários para combater o alto número de casos foi ressaltada pela diretora-adjunta da Gerência Regional da Saúde (GRS) de São João del-Rei, Patrícia Cristina de Oliveira, que destacou a importância das parcerias entre a secretarias municipais de Saúde da Região e a GRS São João del-Rei, no planejamento coordenado de ações de combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Estão sendo realizadas ações como mutirão de limpeza, e agentes de endemias estão visitando casas em todo território”, disse. “São mais de 70 ações no Dia D de combate ao Aedes, promovendo orientações para o combate à dengue”, destacou a diretora-adjunta.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Todos unidos contra o Aedes
Neste segundo Dia D, foram organizadas várias ações nos municípios da Região de São João del-Rei como: blitze educativas, mutirões de limpeza, campanhas educativas em rádios comunitárias e redes sociais e instalação de tendas, com distribuição de material educativo e atendimento da população dos municípios da região, além de outras ações de combate ao Aedes aegypti. Cerca de 43.286 pessoas foram impactadas pelas ações do segundo Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, na microrregião de Saúde de São João del-Rei.

Morador de São João del-Rei, o aposentado Geraldo Cypriani Geromin, 63 anos, visitou as tendas montadas na praça de Matosinhos, onde aferiu a pressão arterial e recebeu orientações de combate ao mosquito da dengue. “Essas ações são importantes para conscientizar o povo. Eu mesmo tive dengue e acredito que esse tipo de evento deveria acontecer durante o ano inteiro”, disse o aposentado.

O secretário municipal de Saúde de São João del-Rei, Renê Marcos Fernandes destacou a importância da mobilização no combate ao mosquito da dengue. Segundo ele, o setor de Endemias vem trabalhando com muito afinco no combate ao vetor. “Nossos agentes visitam casas, fazem mutirões de limpeza e estamos também notificando os proprietários de terrenos baldios, que insistem em deixar seus lotes abandonados”, disse o secretário. “O dia D de mobilização serve para destacar ainda mais a importância da atenção com sintomas da dengue e do combate ao Aedes aegypti”, finalizou.

Parcerias e cenário da dengue na Regional de São João del-Rei
Até 18/03, a microrregião de Saúde de São João del-Rei, 12.203 casos prováveis e 7.341 casos confirmados. Foram 05 óbitos confirmados e 04 óbitos estão sob investigação.

Os municípios de Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes, participaram da ação, que teve a parceria da Universidade Federal de São João Del Rei ( UFSJ), Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (Uniptan) e a coordenação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

Por Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei

Enviar para impressão