A inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em Muriaé, realizada no dia 15/3, marca um importante investimento para a Saúde Mental especializada em crianças e adolescentes. Instalado em prédio próprio da Prefeitura de Muriaé, o local recebeu melhorias para atender às especificidades do CAPSi, como criação de novas salas, climatização, ambientação para transmitir acolhimento e aceitação, além do fechamento do entorno para proporcionar maior segurança.

Basicamente, o CAPSi é direcionado para a assistência de crianças e adolescentes até 18 anos comprometidos psiquicamente, seja por autismo, neuroses graves, psicoses, depressão, ou pessoas que, devido à sua condição psíquica, está impossibilitado de estabelecer laços sociais, utilizar seus recursos pessoais e lidar com as demandas do dia a dia. Nesta modalidade são oferecidas atividades sociais e artísticas, adaptadas para as faixas etárias, além de grupos terapêuticos e profissionais de saúde como psiquiatra, psicólogo e equipe multidisciplinar. As ações são intersetoriais e envolvem o Conselho Tutelar, Escolas, Atenção Primária à Saúde e familiares do assistido, entre outros setores.

Foto: Divulgação SMS Muriaé

O atendimento do CAPSi também inclui aqueles que têm necessidades decorrentes do uso de substâncias (álcool e outras drogas) ou que enfrentam situações clínicas que dificultam a socialização e a realização de projetos de vida. O serviço está em total conformidade com os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre priorizando o bem-estar e a integridade dos pacientes, e possui abrangência regional, atendendo aos pacientes dos municípios de São Francisco do Glória, Vieiras, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Patrocínio do Muriaé, Miradouro, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Antônio Prado de Minas e Rosário da Limeira.

Foto: Divulgação SMS Muriaé

Esporte como ferramenta terapêutica

A equipe multiprofissional é composta por 20 pessoas e está disponível para oferecer uma variedade de serviços, incluindo atendimentos médicos e psicológicos, oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. “A estrutura, que antigamente era um SESC, foi revitalizada e temos muito espaço para oficinas esportivas. Já consta em nosso quadro um educador físico. Temos planos de proporcionar a prática esportiva como ferramenta terapêutica, o que sabemos ser benéfico para todas as pessoas”, contou Raquel Nunes de Paula, referência técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé. 

Foto: Divulgação SMS Muriaé

 

Saúde Mental com humanização

Segundo Luiza Agostini, secretária de Saúde de Muriaé, o número de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento psíquico é crescente, tornando imprescindível que a Rede Pública de Saúde disponha de dispositivos especializados. 

“O CAPSi é um serviço estratégico, capaz de auxiliar em questões delicadas como, por exemplo, crianças com transtorno de ansiedade e depressão, em que as famílias necessitam de apoio”, disse Agostini. Segundo ela, o CAPSi também atende adolescentes em uso de substâncias psicoativas, configurando uma oportunidade de tratamento especializado, com terapias e medicações gratuitas, que dificilmente as famílias teriam acesso. “O trabalho é voltado para preservar e fortalecer os laços sociais, contribuir para o acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania, com a finalidade de integração à vida social e familiar dos assistidos”, informou Luiza. 

 

GRS Ubá atua na ampliação da RAPS

Dentro do Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Minas Gerais, foi prevista a implantação do CAPSi de Muriaé para 2025, prazo que foi antecipado diante de uma proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Até então, entre todos os 31 municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, somente Ervália possuía um CAPSi, que também atende ao município de Coimbra. Havia uma grande população sem essa assistência especializada, e agora os municípios da microrregião de Saúde de Muriaé estão contemplados”, explica Josiel da Silva Ferreira, referência técnica em Saúde Mental da GRS Ubá.

Pela Resolução SES-MG nº 9121, foi liberado um recurso de R$30mil para apoiar Muriaé na implantação do CAPSi. Para estimular Muriaé e Ubá na abertura deste serviço, a GRS Ubá foi realizada uma visita de inspiração a Ouro Preto em setembro do ano passado, pois o CAPSi desta localidade participou do processo formativo em 2008, pelo Ministério da Saúde, e é um dos dispositivos mais capacitados dentro de MG. “Foi excelente o compartilhamento de experiências pela equipe de Ouro Preto, trazendo orientações muito pertinentes, que auxiliou na implantação do dispositivo em Muriaé”, disse Josiel. “Estamos acompanhando o pleito de Ubá, que recentemente propôs uma atualização do Plano Regional de Atenção Psicossocial, solicitando um CAPSi e uma equipe de Consultório na Rua”, completou. Segundo ele, estes são avanços significativos para robustecer a Rede de Atenção Psicossocial Regional. 

 

CAPSi de Muriaé

O CAPSi Muriaé- Hilda Guarino Gomes funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, acolhendo crianças e jovens com até 17 anos, 11 meses e 29 dias. Para o primeiro atendimento, recomenda-se que o paciente esteja acompanhado da família ou de um responsável legal, garantindo um apoio integral desde o início do processo.

O número de atendimentos será ajustado conforme a demanda espontânea e os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais, em coordenação com a Rede SUS. Além disso, a unidade receberá encaminhamentos da rede intersetorial, colaborando estreitamente com setores da educação, serviço social e Poder Judiciário.

Hilda Guarino Gomes, o nome atribuído à unidade, é uma homenagem a uma educadora notável nascida em 1908 na cidade de Faria Lemos, que deixou um legado marcante em várias escolas de Minas Gerais, destacando-se por seu compromisso com a educação e sua dedicação aos projetos sociais. 

Endereço e telefone: BR 356 km 259, número 4555, Bairro Leblon. (32) 2020-8148. 

 

 

Por Keila lima