A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) está realizando entre os dias 24 a 27 de setembro, um treinamento para a operação dos aparelhos de mamografia digital. A ação faz parte do “Projeto Mamografia é Vida”, que realiza investimentos destinados à modernização do parque tecnológico de mamógrafos públicos no estado. A capacitação é destinada aos técnicos dos serviços radiológicos que ofertam o serviço. De julho de 2023 até o momento, o governo de Minas já investiu R$74.605.406,00 em compras de equipamentos digitais que vão substituir os aparelhos analógicos. 

Crédito: Rafael Mendes

O Superintendente de Vigilância Sanitária, Filipe Laguardia, reforça que o treinamento trará resultados positivos para o diagnóstico do câncer de mama em Minas Gerais. 

“Desde o ano passado, a SES está realizando a troca de mamógrafos. Até o momento, 61 serviços de saúde receberam novos equipamentos digitais. Como não poderia ser diferente, realizamos também agora um treinamento para as equipes de mamografia dos serviços de saúde. A finalidade é oferecer uma mamografia de qualidade, capaz de detectar precocemente o câncer e melhorar a saúde da população das mulheres mineiras”.

Amenônia Ferreira Pinto, diretora do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), destacou que, como mulher, sabe que a qualidade dos exames de mamografias são essenciais. “Pensando na importância da qualidade dos exames para as mulheres, o CDTN vem atuando no controle de qualidade e disponibilizando os melhores padrõe para a sociedade”, afirmou.

O Projeto Mamografia é Vida tem como objetivo capacitar as equipes de mamografia que atuam nos serviços contemplados com a troca dos mamógrafos e assim, garantir que os exames ofertados apresentem padrões superiores de qualidade, favorecendo o diagnóstico precoce.

Ana Paula Conde, do Hospital Margarida de João Monlevade, acredita que a capacitação é necessária para utilizar os novos mamógrafos digitais. “A renovação de conhecimento, é necessária com a adesão de novas tecnologias que foram realizadas Então, é importante para o serviço, para o atendimento das mulheres”, ressaltou.

Durante o treinamento, os profissionais vão acompanhar palestras e visitas técnicas no CDTN. Entre os assuntos tratados estão a importância de um exame de qualidade na detecção precoce do câncer de mama, a evolução do controle de qualidades, anatomia e fisiologia da mama e as patologias mamárias.
A capacitação é uma parceria da SES com o Conselho Regional de Técnicas em Radiologia de Minas Gerais (CRTR3) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

A programação completa pode ser acessada aqui.

Por Jornalismo SES-MG