A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) iniciou nesta segunda-feira, 28, o repasse de mais de 269 mil doses de vacinas para 54 municípios que compõem a sua área de atuação. A iniciativa dá início à operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que será realizada entre os dias 5 e 30 de outubro. O dia “D” de mobilização está marcado para dia 17.

A Campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças com idade a partir de um ano e de adolescentes até 15 anos. Em todo o país a meta é que a vacinação obtenha cobertura vacinal de, no mínimo, 95% do público-alvo. No caso da poliomielite, devem ser vacinadas mais de 11,2 milhões de crianças, sendo 1 milhão 034 residentes em Minas Gerais.

Créditos: Pedro Ricardo

A estimativa do Ministério da Saúde (MS) é de que nos 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros, 92 mil 959 crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite. Já a Multivacinação tem como público-alvo 175 mil 167 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos.

Os dez municípios com maior número de pessoas que precisam ter a caderneta de vacinação atualizada são: Montes Claros (88 mil 860); Janaúba (17 mil 733); Bocaiúva (12 mil 090); Jaíba (10 mil 294); Salinas (9 mil 214); Porteirinha (8 mil 649); Rio Pardo de Minas (8 mil 386); Taiobeiras (8 mil 075); Espinosa (7 mil 534) e Coração de Jesus (6 mil 474).

Poliomielite

No caso da poliomielite, a vacinação visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país; oportunizar o acesso às vacinas; atualizar e aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é constituído por crianças com idade entre um e menores de cinco anos de idade. “Todas devem ser vacinadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada do esquema básico. Já as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. ”

No caso de crianças com doenças febris agudas, moderadas ou graves o MS recomenda que a vacinação contra a poliomielite seja adiada até a solução do quadro, a fim de que não seja atribuída à vacina as manifestações de alguma doença. Por outro lado, diarreia e vômitos leves, não constituem contraindicações, porém é recomendado adiar a vacinação contra a poliomielite até a solução do quadro.

Nesta quarta-feira, 30, a Superintendência Regional de Saúde realizará videoconferência para o repasse de orientações sobre a realização da Campanha de Vacinação para as referências técnicas em imunização dos 54 municípios. “Devido à pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é preciso que as secretarias municipais de saúde adotem medidas rígidas para manter o controle e prevenção da infecção, tratando de forma adequada os resíduos das injeções, além de proteger os trabalhadores da saúde e o público”, observa Agna Menezes.

Por sua vez, a referência técnica em imunização da SRS de Montes Claros, Mônica Rochido lembra que para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, a orientação é para que a Campanha de Vacinação seja realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. Deve-se garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada das mãos tanto por parte dos usuários do sistema de saúde quanto para os trabalhadores das unidades.

Outra recomendação é que o número de acompanhantes de crianças e adolescentes deve ser limitado a uma pessoa, além da realização de triagem daquelas que apresentarem sintomas respiratórios antes da entrada no local de vacinação para evitar a propagação da covid-19.

Os trabalhadores dos serviços de saúde deverão realizar a higienização das mãos com frequência e não deverão utilizar telefone celular durante o atendimento aos usuários. Os trabalhadores que apresentarem sintomas como tosse ou febre não deverão comparecer ao trabalho e deverão procurar assistência médica.

Multivacinação

Também na Campanha de Multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

“Neste sentido, a atuação dos gestores das três esferas de governo, bem como dos profissionais de saúde é de relevância na organização das ações da Campanha de Multivacinação, pois ainda existem localidades que apresentam baixas coberturas vacinais criando, assim, condições para a formação de bolsões de pessoas suscetíveis às doenças imunopreveníveis. Como agravante, as condições de baixa renda e a desnutrição podem potencializar o risco de morte ou sequelas por doenças infectocontagiosas nessas localidades”, alerta o MS.

Para implementação da Campanha de Multivacinação estão sendo repassadas aos municípios as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada e Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente (contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e as verrugas genitais).

Por Pedro Ricardo