O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) fez uma videoconferência preparatória para as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e multivacinação de crianças e adolescentes, que será realizada em outubro. A reunião virtual teve como objetivo informar os coordenadores de vigilância epidemiológica e os vacinadores dos 27 municípios da jurisdição da SRS-Passos sobre a operacionalização da campanha, esclarecer dúvidas referentes às estratégias de vacinação a serem adotadas e solicitar a mobilização social dos gestores municipais para o alcance da meta de cobertura vacinal requerida pelo Ministério da Saúde (MS).

Realizada em 24 de setembro, a videoconferência foi ministrada pela referência técnica em imunização, enfermeira Sueli Veloso Maia, com participações da coordenadora do NUVEPI, Márcia Silva, do técnico Moisés de Paula Ferreira e da acadêmica de enfermagem, Bruna Videira da Silva. Temas como administração de imunobiológicos no cenário da covid-19, segurança dos profissionais e dos usuários e estratégias para obter os resultados preconizados foram alguns pontos abordados no evento.

A campanha será realizada no período de 5 a 30 de outubro, sendo o Dia D, dia da mobilização nacional, em 17 de outubro. “Este ‘Dia D’ tem por objetivo viabilizar o acesso da população a ser vacinada que nos dias úteis não tiveram oportunidade de comparecimento às unidades no seu horário de funcionamento”, explica Márcia Silva.

Créditos: Enio Modesto

A população a ser vacinada nessas campanhas é de 94.559 entre crianças de zero a cinco anos de idade e de crianças acima de cinco anos a adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Na campanha indiscriminada contra a poliomielite, a meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos, compreendendo a faixa etária de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Quanto à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, terá por objetivo buscar aqueles não vacinados ou que estão com o esquema de vacinação incompleto.

Falando aos coordenadores de vigilância epidemiológica e vacinadores municipais, Sueli Veloso ressaltou a importância do amplo envolvimento dos profissionais de cada município orientarem e mobilizarem pais e/ou responsáveis a comparecerem aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para verificar a existência de esquemas vacinais incompletos a serem atualizados.

Segundo Márcia Silva, os gestores municipais têm papel fundamental para o sucesso das campanhas de vacinação, pois apresentam governabilidade para disporem de toda a logística necessária ao seu bom andamento, assim como os recursos e insumos que deverão ser disponibilizados para que a equipe técnica responsável pela vacinação nos municípios consiga realizar o seu trabalho com segurança e efetividade: “O acesso às vacinas é um direito de cidadania, e é papel dos serviços de saúde garantirem-no de forma segura. Quanto maior a cobertura atingida, mais cidadãos vacinados, mais pessoas protegidas, menos doenças, menos hospitalizações, menos custos. E as equipes municipais técnicas em vacinação são responsáveis cruciais para essa ação”, disse a coordenadora do NUVEPI.

Por Enio Modesto