Em coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (28/9), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, destacou que o estado apresenta atualmente os menores índices relacionados à taxa de ocupação pela covid-19.

Crédito: Fábio Marchetto

“Minas Gerais apresenta hoje uma ocupação média dos leitos de UTI de 61,33%, com um número total de 845 pessoas internadas com suspeita de covid. Esses dados nos chamam a atenção porque são os menores índices que tivemos de internações por covid, desde o pico da epidemia, em julho”, informou.

Em relação à estruturação da rede de saúde em Minas Gerais, com a ampliação do número de leitos de UTI e de enfermaria desde o início da pandemia, Marcelo Cabral reforçou a efetividade do planejamento realizado pelo estado para o enfrentamento à covid-19.

“O planejamento feito pelo Governo de Minas e pela SES-MG possibilitou as condições necessárias para a reestruturação da rede de assistência à saúde. Dessa forma, nós conseguimos até o momento nos antecipar ao surgimento das necessidades para garantir o atendimento adequado aos mineiros”, explicou Marcelo Cabral.

A taxa de ocupação de leitos é um dos indicadores monitorados diariamente pelas equipes da SES-MG para avaliar a situação da covid-19 em Minas Gerais.

Atualmente, estão cadastrados no SUS fácil, em Minas Gerais, 21.062 leitos de enfermaria e 3.961 leitos de UTI. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 61,00% e de leitos de enfermaria está em 59,98%.

Cenário em Minas

Até o momento foram 290.137 casos confirmados da covid-19 em Minas Gerais e 7.240 óbitos.

Ao longo da coletiva, Carlos Eduardo Amaral também reforçou a importância de que todos sigam as recomendações para prevenção à covid, fazendo uso de máscara, de álcool gel e respeitando o distanciamento.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão