A Regional de Saúde de Alfenas realizou, nessa quarta-feira (23), uma videoconferência com representantes de alguns municípios de sua área de abrangência. Na oportunidade, a secretária municipal de saúde e a direção da Santa Casa de Alfenas apresentaram propostas de reorganização dos serviços de hemodiálise e das consultas eletivas, indispensáveis para os municípios da microrregião Alfenas/Machado e Guaxupé.

Desde o início da Pandemia, o fluxo de atendimentos hospitalares foi adaptado e as instituições foram segmentadas por meio do Plano de Contingência. Em função do estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus, os procedimentos eletivos foram suspensos. A Santa Casa de Alfenas e a Santa Casa de Guaxupé são os hospitais de referência para internações clínicas e UTI da covid-19 na região. Os hospitais providenciaram mudanças e adequações de espaço e de recursos humanos para atendimento exclusivo dos casos da doença.

Segundo o diretor Administrativo da Santa Casa, Aécio Assis, as alterações propostas para a unidade hospitalar seriam nos horários para os atendimentos de hemodiálise, além da separação em turnos para os municípios. “Assim, a partir de 1º de novembro, o serviço de hemodiálise da Santa Casa passa a ser oferecido nos turnos da manhã e tarde, excluindo-se o turno da noite. Os atendimentos seriam de no máximo 50 pacientes por turno, cumprindo-se os protocolos de segurança, higiene e distanciamento necessários. Assim, acreditamos que irá facilitar o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e tratar ao paciente com mais respeito e qualidade de vida, já que vão poder retornar mais cedo para suas casas e não viajar de madrugada”, argumentou.

Ao falar sobre o retorno parcial de consultas de áreas especializadas, a secretária municipal de Saúde de Alfenas, Deyv Cabral, reforçou que, “desde o início da pandemia, quando houve a suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos não essenciais, havia a existência de uma demanda reprimida se acumulando em todos os municípios. Considerando uma forma de atender os pacientes de casos eletivos indispensáveis e cumprir as medidas de segurança, propomos retomar com a metade de nossa capacidade. E, desses atendimentos previsto na planilha apresentada aos municípios, há alguns quantitativos exclusivos para os municípios de referência, como cirurgia ginecológica, mastologia e colposcopia, para Alfenas. Para os outros municípios, as agendas são para cirurgia geral, cirurgia pediátrica, dermatologia, neurocirurgia, nefrologia, oftalmologia, ortopedia, reumatologia, urologia, vascular e outros”, disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Regulação da Regional de Alfenas, Roseara Rodrigues, têm sido realizadas diversas reuniões com hospitais e secretarias municipais com o objetivo de reforçar as orientações e esclarecer dúvidas quanto a Instruções Normativas e Notas Técnicas da SES-MG. “Neste encontro abordamos, inclusive, a Deliberação Nº 73, que dispõe sobre as medidas adotadas no âmbito do sistema de saúde do Estado de Minas Gerais, enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, em todo o território do Estado”.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi