Desde o dia  oito de maio, o aplicativo de telemedicina Saúde Digital MG - Covid-19 está disponibilizado, gratuitamente, para toda a população mineira. A ferramenta é uma das muitas ações que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) usa como medida de combate à pandemia de covid-19. Ela possibilita que o usuário faça um autoatendimento que pode, tanto descartar suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus, quanto encaminhar o paciente para uma teleconsulta médica por meio do próprio celular. O uso da tecnologia foi cedido pela Techtools, via parceria entre a empresa privada e o Governo de Minas.

 

Em dois meses de atividade, mais de 16 mil cidadãos fizeram a triagem usando o Saúde Digital. Desse contingente, 44% foram classificados como outras suspeitas, e 56% diagnosticados com suspeita de covid-19. Dentre os casos suspeitos da doença, 7.593 foram caracterizados como improváveis; 911, sem gravidade e 697, com gravidade.

 

É considerável o número de pessoas que evitaram sair de casa, em busca de atendimento médico, devido à funcionalidade do aplicativo. Menos pessoas nas ruas, menos filas para atendimentos presenciais, menos aglomerações. Esta é a intenção do Governo de Minas Gerais ao oferecer a plataforma para toda população do estado. A prática da telemedicina colabora com as medidas de distanciamento social e contribui para que o limite da capacidade de atendimento dos serviços de saúde presenciais não sejam afetados.

 

Os pacientes atendidos respondem positivamente quanto à satisfação ao usarem o dispositivo. A especialista em vendas, Lilia Celestino, de Governador Valadares, relata sua experiência. “Me senti muito segura com o atendimento virtual, foi uma consulta onde pude tirar todas as minhas dúvidas e onde recebi orientações sobre o que fazer no momento,- qual medicação tomar e como praticar o afastamento social dentro dos 14 dias, tempo que fui acompanhada a cada dois dias pelas profissionais de medicina e enfermagem. Meu sentimento no momento é de gratidão”, enfatizou.

 

Do outro lado do celular, a equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, formada por  profissionais de saúde da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e voluntários, atende com preparo, ética e muita atenção. A médica Ana Carmen Silva Reis diz ficar muito a vontade para atender. “Me sinto muito segura, pois consigo fazer uma boa anamnese e perceber como o paciente se sente e, claro, encaminho os casos que necessitam de uma consulta presencial. Seguimos um rígido protocolo baseado nas melhores práticas de atendimento não presencial”, salienta a médica.

 

O serviço prestado por meio do Saúde Digital MG ficará disponível durante todo este tempo de pandemia, garante o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. “É muito importante que a população de Minas Gerais conheça e use o aplicativo. Precisamos aproveitar o que a tecnologia nos oferece e, neste caso, a telemedicina atua na linha de frente do combate à essa pandemia que assola o mundo, neste momento. Como médico, aprovo e recomendo”, reforça Amaral.

 

Como funciona o App

O aplicativo tem navegação intuitiva, permite a cada cidadão fazer o seu registro e também cadastrar outras pessoas. A ferramenta utiliza inteligência artificial, o que proporciona que a pessoa faça sua autotriagem por meio de perguntas e respostas relacionadas ao seu atual estado de saúde. Identificado o nível de criticidade, o paciente recebe orientações para fazer isolamento domiciliar, ser direcionado à teleconsulta, providenciar sua ida com urgência a um hospital ou posto de saúde, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação.

 

A consulta

No caso de orientação para consulta virtual, esta pode ser agendada pelo usuário de acordo com a disponibilidade. O paciente é notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência do horário da consulta.

Após realização da teleconsulta e avaliação do médico, os pacientes podem ser acompanhados por enfermeiros e psicólogos que darão sequência ao atendimento.

Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições médicas ou pedidos de exames, o "Saúde Digital MG - Covid19" disponibiliza tais documentos no próprio aplicativo, ou por e-mail.

 

Quanto à prescrição de medicamentos, o usuário poderá imprimir a receita com a assinatura do médico e direcionar-se até a farmácia de sua preferência - ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.

 

Como baixar

O aplicativo Saúde digital MG - Covid-19 pode ser baixado, gratuitamente, nas plataformas digitais como smartphones e tablets, das loja google play, para usuários do sistema Android e, App Store do sistema IOS. A ferramenta, desenvolvida pela empresa parceira Techtools, usa tecnologias de telemedicina inovadoras para triagem e consultas. A empresa cedeu o uso da plataforma ao Estado de Minas Gerais, durante o combate à pandemia de covid-19. “Nosso objetivo é levar a saúde para a mão do cidadão e dar um encaminhamento adequado com o mínimo de deslocamento do doente”, afirma o fundador da Techtools, Jeff Plentz.

Nestes dois meses, mais de 16 mil pessoas fizeram a triagem usando o Saúde Digital. Desse total, em 44% foram observadas outras suspeitas e 56% foi identificadas como suspeita de covid-19. Dentre as suspeitas da doença, 7.593 foram caracterizadas como improváveis; 911, sem gravidade e 697, com gravidade.

É considerável o número de pessoas que deixaram de sair de casa, em busca de atendimento médico, porque tiveram acesso ao aplicativo. Esta é exatamente a intenção do Governo ao oferecer a plataforma para toda população do estado, - colaborar com as medidas de distanciamento social, o que evita novas contaminações e contribuir para que o limite da capacidade de atendimento dos serviços de saúde presenciais não sejam afetados.

A resposta dos pacientes atendidos, quanto à funcionalidade do Saúde Digital é positiva, sendo avaliada como solução eficiente. Usuária do aplicativo, a especialista em vendas, Lilia Celestino, de Governador Valadares, relata sua experiência. “Me senti muito segura com o atendimento virtual, foi uma consulta onde pude tirar todas as minhas dúvidas e onde recebi orientação sobre o que fazer no momento,- qual medicação tomar e como praticar o afastamento social dentro dos 14 dias, tempo que fui acompanhada a cada dois dias pelas profissionais de medicina e enfermagem. Meu sentimento no momento é de gratidão!”, enfatizou Lilia.

Do outro lado do celular, a equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, formada por profissionais de saúde da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e também por voluntários, atende com preparo, ética e muita atenção. A médica Ana Carmen Silva Reis diz ficar muito a vontade para atender. “Me sinto muito segura, pois consigo fazer uma boa anamnese e perceber como o paciente se sente e, claro, encaminho os casos que necessitam de uma consulta presencial. Seguimos um rígido protocolo baseado nas melhores práticas de atendimento não presencial, salienta a médica.”

O serviço prestado por meio do Saúde Digital MG ficará disponível durante todo este tempo de pandemia, garante o secretario de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. “É muito importante que a população de Minas Gerais conheça e use o aplicativo. Precisamos aproveitar o que a tecnologia nos oferece e, neste caso, a telemedicina atua como soldado de vanguarda no combate à pandemia que assola o mundo, neste momento. Como médico, aprovo e recomendo”, reforça Amaral.

Como funciona o App

O aplicativo, que tem uma navegação intuitiva, permite que cada cidadão faça o seu registro e também cadastre seus familiares. Por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial, a pessoa faz uma triagem, respondendo questões relacionadas ao seu atual estado de saúde para ter uma orientação sobre o seu nível de criticidade - recebendo orientações para fazer isolamento domiciliar, ser direcionado à teleconsulta, providenciar sua ida com urgência a um hospital ou posto de saúde, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação. A consulta virtual pode ser agendada pelo usuário dentro dos horários disponíveis. No horário agendado, o paciente será notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência.

A consulta

Após a realização da teleconsulta e a avaliação do médico, os pacientes podem ser acompanhados por enfermeiros e psicólogos que darão sequência ao atendimento

Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições médicas ou pedidos de exames, o "Saúde Digital MG - Covid19" disponibilizará estes documentos no próprio aplicativo, ou por e-mail.

No caso de prescrição de medicamentos, o usuário poderá imprimir a receita com a assinatura do médico para direcionar-se até a farmácia de sua preferência - ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.

Como baixar

O aplicativo Saúde digital MG Covid-19 pode ser baixado, gratuitamente, nas plataformas digitais como smartphones e tablets, das loja google play, para usuários do sistema Android e, App Store do sistema IOS. Cada paciente registrado tem também a possibilidade de vincular outros familiares e pessoas que não têm um celular ou dispositivo com acesso à internet, como crianças e idosos.

A ferramenta, desenvolvida pela empresa parceira Techtools, usa tecnologias inovadoras para triagem e consultas, o que evita o deslocamento desnecessário de pacientes aos serviços de saúde, desonerando a carga de trabalho nestes estabelecimentos e prevenindo novas contaminações. A empresa cedeu o uso da plataforma ao Estado de Minas Gerais, durante o combate à pandemia de covid-19.
Nosso objetivo é levar a saúde para a mão do cidadão e dar um encaminhamento adequado com o mínimo de deslocamento do doente, afirma o fundador da Techtools, Jeff Plentz.

Por Lila Alves

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