A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), iniciou a realização do Circuito Temático de Qualificação Complementar da Atenção Primária à Saúde, no contexto da Covid-19, nesta quarta-feira (8/7). A iniciativa conta com a participação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e envolve profissionais que atuam em serviços de atenção primária à saúde em 86 municípios integrantes da macrorregião de saúde do Norte de Minas.

Crédito: Pedro Ricardo

Por meio de aulas on-line com duração de duas horas, foi abordado o primeiro tema do Circuito: “Assistência Odontológica Protética em Tempos de Pandemia”. A abordagem contou com a participação de professores que atuam no mestrado em cuidado primário em saúde, ministrado pela Unimontes.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que “a parceria estabelecida com a Unimontes, para a realização do circuito, acontece num momento em que os serviços de saúde estão tendo aumento de demanda de usuários em virtude da Covid-19. Nesse contexto, as capacitações possibilitarão aos profissionais se atualizarem e, consequentemente, refletirá na melhoria dos serviços de atenção primária à saúde que constituem a principal porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A referência técnica da Coordenadoria de Atenção Primária em Saúde da SRS de Montes Claros, Denise Silveira, explica que por meio da parceria estabelecida com a Unimontes, os profissionais de saúde terão a oportunidade de participar de 14 capacitações realizadas on-line. As aulas serão ministradas até 30/9, uma vez por semana. No final do circuito, a SRS de Montes Claros emitirá certificado de participação aos profissionais inscritos.

Confira, na tabela, o cronograma dos cursos que serão realizados, neste mês de julho, e nos meses de agosto e setembro, sempre, a partir das 16h.

CURSO

DATA

Monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e isolamento domiciliar

15/7

Manejo Clínico da Covid-19 na atenção primária à saúde

22/7

O trabalho dos agentes comunitários de saúde no contexto da pandemia da Covid-19

29/7

Realização de pré-natal no contexto da pandemia

6/8

Adolescentes e isolamento social: orientações para abordagem sobre sono, alimentação, estudos e lazer

13/8

Atenção puerperal no contexto da pandemia

20/8

Clínica ampliada em saúde mental e atenção psicossocial em tempo de distanciamento social

26/8

População em situação de rua

2/9

Manejo do Paciente oncológico em tempos de pandemia

10/9

Adolescência, saúde digital e redes sociais em tempos de pandemia

16/9

Idoso em tempos de Covid-19: apontamentos sobre como preservar a saúde física e psicossocial

23/9

Manejo das dependências químicas no contexto da pandemia e isolamento social

23/9

Violência doméstica no cenário da Covid-19

30/9

 

Para as inscrições no Circuito Temático de Qualificação Permanente, acesse: https://www.even3.com.br/circuitosusaps2020/

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão