A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi encerrada na última terça-feira (30/6). Em Minas Gerais, a cobertura geral ficou em 98,9%, a 3ª maior do Brasil. Porém, como a meta da campanha era vacinar 90% do público de cada um dos grupos prioritários, no estado a estimativa de não vacinados é 684.747 pessoas.

“Embora a campanha tenha chegado ao fim, a orientação do Ministério da Saúde é que os municípios continuem a vacinar aquelas pessoas que pertencem aos grupos prioritários até atingiram a meta preconizada. E, caso tenham disponibilidade de doses da vacina, as unidades de saúde podem incluir outras pessoas, que não estavam no público-prioritário da campanha”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão.

Um quantitativo de 7.149.720 de pessoas incluídas para a campanha foi vacinado contra Influenza. Em alguns públicos, a cobertura ultrapassou 100%, como é o caso dos trabalhadores de saúde e pessoas com 60 anos ou mais de idade. Entre os indígenas a cobertura ficou em 92,99%. 

Outros grupos, no entanto, não atingiram a meta preconizada. Entre as puérperas, por exemplo, a cobertura foi de 86,16%; entre as crianças, 72,29%; entre as gestantes, 69,09% e entre os adultos de 55 a 59 anos a cobertura ficou 65,38%.  Estima-se que cerca de 680 mil pessoas que fazem parte destes grupos não se vacinaram.

“Enquanto tiver vacina disponível, estas pessoas ainda podem se vacinar. Basta procurar as unidades de saúde. Precisamos atingir uma cobertura de 90% em cada um dos grupos prioritários que ainda não atingimos”, explica Josianne.

Gripe em Minas

Em Minas Gerais, até o momento, foram registrados 132 casos de influenza e 15 óbitos, desde o início deste ano. Confira outros dados sobre a doença em Minas neste link.

A imunização pode reduzir os riscos de complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pela influenza e por isso é muito importante que todas as pessoas incluídas no grupo prioritário sejam vacinadas.

Segundo Josianne Gusmão, neste cenário de epidemia de covid-19, a vacinação contra a influenza é ainda mais importante. “A vacina da influenza é a medida de prevenção mais eficaz para proteger contra a doença. Neste momento de pandemia, é necessário evitar a sobrecarga dos serviços de saúde e a vacina contra a influenza tem o efeito de evitar hospitalizações. Por isso, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar um posto de saúde para vacinar”, afirma a coordenadora.

Por Juliana Gutierrez