Na manhã desta sexta-feira, 29/05, os membros do Comitê Técnico Regional de Controle de Arboviroses composto por representantes dos Núcleos da Regional de Saúde de Juiz de Fora estiveram reunidos para discutir seu novo Regime Interno como: composição / integrantes da comissão; atribuições; periodicidade das reuniões e discussão dos casos de Arboviroses nos municípios de sua abrangência.

O encontro foi conduzido pela coordenadora da Área Temática de Vigilância em Saúde, Wânya Duarte Nascimento e contou com a participação do presidente do comitê, o superintendente Gilson Lopes.

Segundo Paulo Tavares, referência técnica da epidemiologia/arboviroses esclareceu que “nossos municípios estão sendo supervisionados e atendendo todas as recomendações gerais de controle vetorial. Até o momento, somente dois municípios recorreram as ações de bloqueio de transmissão tendo obtido resultado satisfatório na redução da incidência de dengue”, explicou.

Créditos: Adriana Mendes

O superintendente Gilson acrescentou que “ os casos de dengue, zika e chikungunya estão com incidência baixa em nossos municípios nos dando mais tranquilidade para focar nossos esforços na COVID-19, seguindo sempre as orientações da SES”, pontuou.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), Cimara Vieira, destacou: “assumir esse desafio no período da pandemia de coronavírus só foi possível devido ao comprometimento da equipe, que é traduzido inclusive pelos baixos índices de arboviroses encontrados em nossa região. O trabalho árduo juntamente com a integração da equipe é um diferencial para manter minha motivação para desempenhar um bom trabalho”, concluiu.

Por Adriana Mendes