Foi realizada nesta quarta-feira, 27/5, a oitava reunião do Comitê Macrorregional Covid-19 Nordeste. Na ocasião, foram apresentados os boletins epidemiológicos das regionais de saúde de Teófilo Otoni e de Pedra Azul. Na Macrorregião Nordeste, até a presente data, foram confirmados 263 casos da Covid-19 e 15 óbitos motivados pela doença. De acordo com o perfil epidemiológico das duas regiões de saúde, o sexo feminino é o mais acometido pela doença. A faixa etária mais atingida está entre 30 a 39 anos. “Os jovens precisam conscientizar sobre a gravidade da doença e tomar os devidos cuidados”, afirma Ivan José Santana Figueira, Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni.

Oitava reunião

Em Teófilo Otoni, cidade sede da Macrorregião Nordeste, até o dia de hoje foram confirmados 189 casos da Covid-19. Desse quantitativo, 59 pessoas estão recuperadas.

A reunião contou com a participação da promotora pública do trabalho, Mariana Lamego de Magalhães Pinto, que manifestou a preocupação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no que se refere ao contágio da Covid-19 nas unidades de saúde e demais atividades econômicas. “O ambiente de trabalho é um lugar com grande potencial de contágio, é um local em que as pessoas passam grande parte do dia e com contato muito próximo umas das outras. Temos que monitorar possíveis focos de contágio nesses ambientes”, afirma.

O MPT recomendou, ainda, que as Regionais de saúde de Teófilo Otoni e de Pedra Azul juntamente com os municípios de abrangência passem a registrar na ficha de notificação da Covid-19 a empresa em que a pessoa trabalha e a atividade profissional que exerce, para que a partir desses dados a vigilância epidemiológica possa também realizar buscas ativas de possíveis contatos e afastar esses trabalhadores para que não haja maior contaminação naquele local. Mariana ressaltou também que após a identificação da pessoa suspeita ou confirmada para covid-19, o município precisa notificar o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego sobre a situação.

Por Déborah Ramos Goecking