Representantes das equipes de Atenção Primária à Saúde dos 15 municípios que fazem parte da abrangência da Regional de Saúde de Leopoldina participaram, nessa quarta-feira, 27/05, em Leopoldina, do encontro de educação permanente para atualização desses profissionais. Promovida pela equipe técnica da Regional, a reunião teve o objetivo reciclar o conhecimento dos participantes em relação aos processos de trabalho.

Foto 1 1

Durante a reunião foram abordados os principais instrumentos de orientação para as equipes de APS dos municípios e destacadas as ações a serem tomadas na atuação no enfrentamento ao coronavírus. Além disso, foi apresentado um check list, no qual a equipe de Atenção Primária pode se orientar na organização das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A coordenadora de Atenção à Saúde da regional de Saúde de Leopoldina, Maria do Carmo Costa Ferreira, explica o funcionamento da ferramenta do check list. “Ele é um instrumento criado pela superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS) para que o município faça uma análise em relação à organização da UBS, das medidas protetivas ao idoso, ao atendimento aos usuários com síndrome gripal e verificar os pontos que necessitam ser melhorados”, ressaltou.

Em relação à atuação das equipes de saúde da família, que são fundamentais para o acompanhamento dos casos de Covid-19 que estão em isolamento domiciliar, Maria do Carmo ressalta que a importância da troca de informações e conhecimentos compartilhados. “A reunião busca maior interação entre os municípios no sentido de trocar experiências, dificuldades e êxitos no enfrentamento à COVID em um processo de educação permanente em saúde”, disse.

Por Gustavo Santos Ribeiro