As modificações nas rotinas diárias acarretadas pela situação de pandemia do novo coronavirus trazem consigo sentimentos e perturbações diversas como medo, ansiedade, estresse, inseguranças e dúvidas. Estes sentimentos são ainda mais intensos nos profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento à população acometida pelo COVID-19, que atuam em locais como Unidades de Equipe de Saúde da Família (ESF), Hospitais e Pronto Atendimentos.

Buscando atender a esta necessidade, os municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Ubá têm realizado diariamente estratégias de cuidado em saúde mental direcionada a estes profissionais, que vão desde oferta de práticas integrativas e complementares até atendimentos psicológicos por meio de tecnologias.

Todas as ações focam no cuidado e escuta do trabalhador e, na maior parte, são realizadas no próprio local de trabalho dos profissionais e durante o expediente de trabalho, conseguindo maior adesão e alcance dos objetivos.

Créditos: Keila Lima

“É extremamente importante este olhar sensível sobre a qualidade mental e emocional de enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, médicos, atendentes, enfim, toda a equipe que está nos locais acolhendo a população, lidando com medo de ser contaminado enquanto exerce este trabalho tão essencial nesta pandemia. Cuidando de quem cuida, os gestores conseguem manter a qualidade nos serviços prestados e o bem-estar das equipes”, enfatizou Fabiana Érica de Souza, Referência Técnica em Saúde Mental da GRS/Ubá.

Em Visconde do Rio Branco, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) aplica Práticas Integrativas como Reiki, Lian Gong, massagem e meditação guiada para os profissionais atuantes nas Equipes de Saúde da Família, no CAPS, Secretaria e Centros de Saúde, como também na Barreira Sanitária montada nas entradas da cidade. São formados grupos com duração de um mês com, em média, cinco participantes.

“Durante as práticas, conversamos e observamos o desenvolvimento de cada um, e, nos casos de identificação de sofrimentos mais intensos, também são ofertados atendimentos individualizados pela psicóloga do próprio NASF”, contou Raquel Muller, Coordenadora do NASF no município.

Também em Vieiras e São Geraldo, as equipes do NASF estão realizando atividades em grupo através de cuidados físicos e emocionais, utilizando de atividades físicas e técnicas de relaxamento. Vieiras também estendeu a ação para os profissionais que atuam na segurança pública e oferece atendimento psicológico remoto aos profissionais com uso de tecnologias. Em São Francisco do Glória e Senador Firmino, são as equipes dos CAPS que estão a frente das ações, ofertando atividades em grupo para a troca de experiências e emoções vivenciadas.

“Fizemos um trabalho de sensibilização com os gestores, demonstrando que era imprescindível o cuidado com os profissionais, e é gratificante ver tantas iniciativas boas nas cidades de nossa abrangência”, finalizou Aline de Almeida Prado, Diretora Regional de Saúde de Ubá.

Por Keila Lima

Enviar para impressão