Pensando no processo de reorganização dos serviços municipais de saúde bucal, diante do momento atual de pandemia, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, por meio da Coordenação de Assistência à Saúde (CAS) promoveu, no dia 26/05, reunião on line com os coordenadores municipais de Saúde Bucal dos 25 municípios da região nordeste de Minas. A Nota técnica COES MINAS nº11/20 suspendeu o atendimento odontológico eletivo nos estabelecimentos públicos de saúde, com exceção das urgências e emergências odontológicas, por este serviço apresentar-se com alto risco de contaminação e disseminação do coronavírus, devido a produção de aerossóis, proximidade com a face do paciente, exposição com a saliva, sangue e outros fluídos.

Crédito: Allan Campos

De acordo com a referência técnica de Saúde Bucal da GRS/Pedra Azul, Millene Leite, a reunião foi importante para que houvesse um alinhamento sobre os processos de trabalho. “Durante a reunião discutimos com os coordenadores a importância de se antever os rearranjos e adaptações necessários, para que os serviços de saúde bucal, quando possível, retomem na sua integralidade os procedimentos eletivos descritos/propostos na sua carteira de serviço assegurando segurança, tanto para os profissionais, quanto para a população”, defendeu.

Quem também participou deste momento de troca de experiências foi a referência técnica da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Jaqueline Silva Santos. “A Coordenação Estadual de Saúde Bucal/SES-MG está trabalhando mais próximo das URS/SES-MG e consequentemente dos municípios. O nosso papel é apoiar os municípios para a reorganização dos serviços de Saúde Bucal nesse período trans-pandemia e no futuro pós-pandemia. A reunião regional com os municípios é de fundamental importância para a discussão da operacionalização das diretrizes que estão sendo propostas pelo grupo técnico da Coordenação Estadual de Saúde Bucal/SES-MG. A proposta é que os municípios elaborem um plano de ação para esse processo de reorganização dos serviços de saúde bucal, haja vista que o advento da Covid 19 implica  profundas mudanças nas práticas odontológicas para a garantia da segurança do paciente e dos profissionais”. Já a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal de Felisburgo, Josianne Ribeiro, relatou que a reunião foi essencial por possibilitar o esclarecimento de dúvidas. “Sabemos das dificuldades de cada município, mas tentaremos fazer o melhor, de acordo com  cada realidade”, afirmou.

Por Allan Campos