Por meio de videoconferência, o Comitê Macrorregional COVID-19 do Triângulo do Norte apresentou nesta quarta-feira, 27/05, o Programa Minas Consciente e o cenário epidemiológico e assistencial para os promotores, prefeitos e secretários municipais de saúde. O objetivo do convite extensivo da reunião foi repassar mais detalhes do que vem a ser o sistema de critérios e protocolos sanitários formulado pelo Governo de Minas e informar sobre os dados da doença na região.

Crédito: Sueli Pereira Borges

O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, contextualizou as principais ações desenvolvidas no Triângulo do Norte desde o início da epidemia. “O Plano de Contingência encontra-se no Ministério da Saúde para publicação. Temos dez instituições de saúde em cinco municípios da macrorregião para receber pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Nesta segunda-feira houve a inauguração do Hospital Municipal de Monte Carmelo e na semana passada Ituiutaba recebeu três respiradores que foram recuperados. Repassamos para a região mais de 700 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) vindos do Governo e de doações de parceiros”, pontuou o superintendente sobre a parte assistencial. “Estamos entregando aos municípios os testes rápidos e as vacinas para a campanha da gripe. Há quinze dias iniciamos o projeto Medicamentos em Casa na Farmácia de Minas de Uberlândia que beneficia mais de dois mil pacientes para desaglomerar o atendimento presencial”, completou Marcelo Ferreira sobre a vigilância epidemiológica e a assistência farmacêutica.

Programa Minas Consciente

A referência técnica da Regional de Uberlândia, Andréa Carvalho Maia Vieira Castro, apresentou a versão 2.0 do Programa Minas Consciente, que contempla a revisão publicada no dia 14 de maio. “O estudo do impacto das atividades econômicas e a classificação das ondas por macrorregião consideram critérios econômicos e sanitários, atribuindo notas e pesos para definir as normas da flexibilização”. As atualizações do Programa são constantes e a equipe técnica está recebendo dos municípios mineiros as dúvidas e contribuições para que os parâmetros se enquadrem de forma mais efetiva à realidade.

Durante a reunião foi reforçado que os municípios que não aderirem ao Programa Minas Consciente devem adotar as medidas emergenciais nos artigos 6° e 7° da Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 n°17 de 22/05/2020, e que a decisão de um gestor local impacta na assistência de maneira ampla, que é estruturada de forma regionalizada.

Atualmente, o Triângulo do Norte está classificado na Onda Verde, em que apenas os serviços essenciais estão ativos, como é o caso de agropecuária, alimentos (restaurantes, bares sem entretenimento e lanchonetes), bancos, construção civil, fábrica, energia, extração, produção, siderúrgica, saúde, telecomunicação, comunicação, imprensa, transporte, veículos, correios, tratamento de água, esgoto e resíduos.

Cenário Epidemiológico

O Triângulo do Norte tem a circulação do vírus confirmada em praticamente todos os municípios. O boletim estadual divulgado nesta quarta-feira traz a confirmação de 732 casos de coronavírus, sendo 329 casos em acompanhamento, 382 casos recuperados e 21 óbitos.

Por Lilian Cunha