Orientações relacionadas ao atendimento odontológico da população no cenário de enfrentamento da COVID-19 foram discutidas com referências técnicas em saúde bucal da Macrorregião Triângulo Sul nesta terça-feira, 25/05, através de videoconferência. Suspensão de atendimentos eletivos, salvo em caso de urgência e emergência, implantação de serviço de atendimento à distância e orientações para os atendimentos de urgência e emergência frente à pandemia foram alguns dos temas trabalhados.

Crédito: Sara Braga

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Regional de Saúde, Sheila Oliveira, as adequações das equipes de saúde bucal deverão ser observadas pela gestão municipal com um olhar diferenciado no enfrentamento da pandemia. Segundo ela, “o atendimento odontológico é bastante peculiar, visto a proximidade entre profissional e paciente, a grande geração de aerossóis e o risco de infecção cruzada. Desta forma, o estado de Minas Gerais está lançando um olhar mais cauteloso frente ao que os profissionais devem levar em conta no retorno da odontologia após a pandemia. Para tanto, já iniciamos as discussões de planejamento desse retorno de forma consciente e entendendo que a odontologia está passando e ainda passará por readequações visíveis e necessárias no novo contexto”, explicou.

Mirna Guimarães, referência da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), participou da reunião e explica que o propósito é fazer um alinhamento técnico com os odontólogos de todo o estado. Segundo ela, “um plano de ação foi proposto aos municípios, buscando estruturar os atendimentos para que ocorram de forma segura tanto para profissionais, quanto para usuários”, afirmou.

Enquanto isso, a coordenadora de Saúde Bucal do município de Planura, Monica Fernandes, afirma que as capacitações realizadas pela Regional de Saúde de Uberaba são muito para o entendimento de novas normas em tempo real. Ela explica que “alguns municípios, especialmente os menores, tem pouco acesso às informações, por isso a bagagem que a regional agrega é muito importante. Vamos traçar o plano de ações e acredito que, neste momento e com apoio do gestor, vamos conseguir implantar cerca de 80% das orientações e espero que juntos possamos mudar o panorama da odontologia em Minas Gerais e no Brasil”, concluiu.

Por Sara Braga