Nessa quarta-feira 08/04, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, fez uma visita ao Hospital Raymundo Campos, no município de Ouro Branco. Na ocasião, o Prefeito, Hélio Campos, o Secretário Municipal de Saúde, Wesley dos Santos e o Diretor Hospitalar, José Vicente Santiago, apresentaram as instalações recém-reformadas do hospital, incluindo novos dez leitos clínicos destinados ao enfrentamento do COVID-19. Os recursos para a implantação dos leitos foram destinados ao município por emenda parlamentar e os recursos de custeio serão financiados pelo estado.

1

“Esses leitos serão exclusivamente para o coronavírus, temos dois respiradores e precisamos de apoio para aquisição de mais desses equipamentos”, explicou o prefeito Hélio Campos. A Superintendente Hérica esclareceu que o estado está empenhado nessa questão para aquisição dos equipamentos, bem como aguardando o envio de recursos e insumos pelo Ministério da Saúde.

Hérica elogiou o empenho do município na preparação para o enfrentamento de casos de COVID-19 e destacou os esforços do estado de Minas Gerais para o apoio aos municípios: “Nós estamos reconhecendo o esforço de cada município em busca de tentar adequar o que já tem de estrutura para melhor atender a população que precisar de leitos e for afetada pela doença. Fico feliz em ver uma área toda nova, equipada, já com profissionais treinados e paramentados para atender população da melhor maneira. Mesmo a gente estando em uma crise, não só financeira, agora enfrentamos uma crise na saúde. Nós enquanto Estado, estamos realmente valorizando quem já está pronto para poder atender e a gente pretende investir com o que a gente tem, e assim, otimizar recursos. Então, o que eu posso falar em relação ao estado, é que estamos aqui para lhes apoiar e atender a população da melhor maneira possível”, afirmou a Superintendente Hérica.

A Superintendente também fez um agradecimento e uma mensagem de apoio à equipe do hospital para a atuação no enfrentamento ao COVID-19: “Gostaria de agradecer todos vocês, enfermeiros, médicos, técnicos de saúde, todos os profissionais envolvidos, porque é um momento que gera receio por ser uma doença nova, mas a gente não foge à luta. Acredito que estamos em uma missão, que poderemos passar por um momento difícil e, quando chegar, que a gente mantenha firme para poder atender as pessoas da melhor forma possível, e sair mais fortalecidos”, destacou.

Após a ida ao hospital, a Superintendente visitou um alojamento que o município está preparando para isolamento de casos que não sejam graves, com foco na população mais carente que não tem condições para o isolamento adequado. A equipe municipal providenciou as adequações necessárias e contará com a estrutura necessária de cuidados de saúde e apoio de profissionais para seguir os procedimentos adequados para cuidados com os pacientes. Sobre essa estrutura preparada pelo município, Hérica destacou: “fiquei feliz em ver a sensibilidade e a organização do município para receber os casos no hospital e essa iniciativa de receber as pessoas que são vulneráveis e carentes. E parabenizar a coragem de todos aqui para enfrentar junto com a gente essa crise. Então quero deixar como mensagem que tenham coragem mesmo, mantenham-se firmes, para que a gente possa enfrentar esse momento difícil da melhor forma possível”, finalizou.

Por Priscila Rezende