Encontros diários entre os Núcleos da Regional de Saúde de Ubá coordenarão as ações para combater a COVID - 19. Desde o dia 23 de março, parte dos servidores têm trabalhado em home office, como determinou o decreto do Governador de Minas Gerais, porém, foi apresentada a necessidade de reuniões presenciais para atualização dos cenários que o coronavírus tem modificado em relação à atenção primária, hospitais, farmácias públicas, vigilância sanitária e setores municipais de epidemiologia. Chamada de “Sala de Situação contra a COVID - 19”, a primeira foi realizada na última segunda-feira, 06/04, tratando, principalmente, sobre os seis casos confirmados e um óbito em investigação entre as 31 cidades que integram a área de atuação da regional.

WhatsApp Image 2020-04-07 at 14.07.24

Também constou na pauta a atualização do Protocolo de Infecção Humana N° 03/2020, e o suprimento de cloroquina para hospitais que venham a registrar casos graves da doença (como estipulou a ANVISA). “Tomamos cuidado de manter um distanciamento, porém, o encontro se tornou imprescindível. Afinamos nossas metas e o papel de cada setor, e diariamente estaremos trocando estas informações para garantir agilidade na resposta aos cenários de propagação do coronavírus, que muda rapidamente e que tem nos exigido dedicação até mesmo nos fins de semana”, explicou Fábio Ribas, Técnico do Núcleo de Epidemiologia da Regional de Saúde de Ubá.

Por Keila Lima