A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), promoveu o Encontro Regional da Vigilância em Saúde Ambiental 2024, na terça-feira, 24/9, na Regional, com os coordenadores municipais de Vigilância em Saúde e Epidemiologia. O objetivo da ação foi auxiliar os municípios na organização dos processos de trabalho, para que sejam geradas respostas rápidas e efetivas em situações de emergência em saúde pública relacionadas ao meio ambiente.

A coordenadora da Nuvepi, Andrea Souza Uzel, destacou que a Vigilância Ambiental em Saúde está em fase de reestruturação. Os técnicos dos municípios estão sendo capacitados e orientados quanto à elaboração dos planos de ação para 2024 e 2025, conforme critérios estabelecidos pelo Programa de Vigilância em Saúde Ambiental.

26.09.2024-Vigilância em Saúde Ambiental1-Déborah Ramos Goecking

“Os municípios deverão implementar ações de preparação e resposta aos riscos decorrentes dos desastres de origem natural, acompanhar as ações de vigilância da água para o consumo humano e orientar as políticas nacionais e locais de proteção à saúde da população frente aos riscos decorrentes da exposição aos poluentes atmosféricos”, enfatizou Andrea.

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental tem três eixos de atuação: a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiAgua), que visa mitigar e eliminar os fatores de risco à saúde relacionados à água para consumo humano nos municípios do estado de Minas Gerais.

26.09.2024-Vigilância em Saúde Ambiental2-Déborah Ramos Goecking

O segundo eixo é a Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres Naturais (VigiDesastres), que objetiva implementar ações de preparação e resposta às possíveis emergências em saúde pública associadas ao período chuvoso e ao período de seca e estiagem nos municípios.

O terceiro eixo do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental é a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (VigiAr), que, por sua vez, tem a finalidade de mitigar e eliminar os fatores de risco à saúde relacionados aos poluentes atmosféricos nos municípios mineiros.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aprovou, em 2024, a Resolução 9.528 que prevê um repasse de quase 70 milhões para o fortalecimento do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental, nos municípios mineiros. Andrea Souza Uzel, coordenadora da Nuvepi da SRS Teófilo Otoni, destacou que, em agosto deste ano, foi repassada a primeira parcela desse valor e explicou como ele deverá ser utilizado. “Com esse recurso, os municípios poderão comprar equipamentos e materiais que irão auxiliar no desenvolvimento das ações previstas nos programas como, por exemplo, o colorímetro, que é um instrumento usado para fazer a análise de cloro residual livre em uma amostra de água”, pontuou Andrea.

Por Déborah Ramos Goecking / Fotos: Déborah Ramos Goecking