A Regional de Saúde de Juiz de Fora, juntamente com as coordenadoras das Vigilância em Saúde, Wânya Duarte, Vigilância Sanitária, Sâmia La-Côrte, e Vigilância Epidemiológica, Cimara Vieira, promoveu uma videoconferência para alinhar condutas e atuações dos agentes públicos no cumprimento das normas de enfrentamento da Covid-19, com o apoio da Polícia Militar.

A reunião, realizada nessa terça-feira (4/8), contou com a participação do Tenente Coronel da Polícia Militar, Alexandre de Castro Leal, e dos Fiscais das Vigilâncias Sanitárias Municipais dos 37 municípios de abrangência da Regional. Dentre as pautas discutidas pode-se destacar o papel do fiscal sanitário; o poder de polícia; desacato ao funcionário público; apoio da autoridade policial e o distanciamento e isolamento sociais.

Crédito: Regional de Saúde de Juiz de Fora

“Essa reunião foi importante para fortalecer o papel da Vigilância Sanitária no enfrentamento da pandemia e dar apoio e orientação aos fiscais que estão na ponta, instrumentalizando legalmente os mesmos para condução das ações”, enfatizou Sâmia.

Segundo Wânia, “a Polícia Militar é uma parceira importante, pois tem o papel de orientar a população sobre o distanciamento, uso de máscaras e álcool gel. Isso também faz com que as pessoas se sintam mais seguras. Para que esta pandemia se encerre, é preciso a colaboração da sociedade no cumprimento das medidas preventivas e na denúncia de eventuais situações que possam colocar em risco a saúde pública”, finalizou.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão