Em comemoração à Semana da Imunização, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a farmacêutica GSK realizam um evento online na próxima sexta-feira, dia 5 de junho, às 10h que será transmitido pelo canal pelo Youtube neste link.

Crédito: Marcus Ferreira

Com o tema “Juntos Pela Vacinação: por um Brasil mais protegido contra a doença meningocócica”, a live será destinada aos profissionais de saúde. Com duração de uma hora, a ação terá como objetivo debater o cenário da doença meningocócica no país e a importância da vacinação mesmo durante a pandemia. 

Representando a Funed, Cristine Silva, responsável pela Farmacovigilância na instituição, irá apresentar a experiência da Funed no manejo de surtos e a farmacovigilância da vacina meningocócica C. Para a produção do medicamento, a Funed possui uma parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo.

Em 10 anos, a Fundação entregou mais de 100 milhões de doses da vacina para serem distribuídas em todo país pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Em 2019, foram entregues 15,4 milhões de doses da vacina. Esse número superou a maior entrega já efetuada até então, de 13 milhões de doses no ano de 2018.

Segundo Cristine Silva, a Funed tem uma preocupação com a segurança da vacina, porque os benefícios do uso de qualquer produto farmacêutico devem superar os riscos para melhorar a saúde e a vida das pessoas. “A Fundação prima pela segurança realizando várias atividades como, o controle de qualidade, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para a correta orientação dos pacientes e a farmacovigilância para acompanhar o uso dos produtos e investigar notificações de eventos adversos que possam ter ocorrido com o uso desses produtos”, disse.

Juntos pela Vacinação

Também estão confirmados para o evento, a gerente do Projeto Vacina Meningocócica da Funed, Shirley Lasmar; o gerente médico de Vacinas Meningocócicas na GSK Brasil, Jessé Alves; o presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria  Marco Sáfadi, que também é presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Pediátrica de São Paulo e Sandra Deotti, Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Confira a programação:

10h às 10h10 – Abertura

10h10 às 10h20 - Experiência com o manejo de surtos da doença meningocócica

10h20 às 10h30 – A importância da adesão à vacinação durante a pandemia

10h30 às 10h40 - Atualizações no calendário de vacinação do PNI em 2020

10h40 às 10h50 - Duração de proteção após esquemas de vacinação com MenC

10h50 às 11h00 - Farmacovigilância da vacina MenC

11h às 11h20 – Perguntas e respostas

Por Assessoria Funed