A Gerência Regional de Saúde de Pirapora já distribuiu para os municípios da microrregião 2.860 unidades de testes rápidos para COVID-19. Destaca-se que serão encaminhados à microrregião um total de 6.620 testes em 10 remessas e a distribuição aos municípios fica sob a responsabilidade do Núcleo de Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde, obedecendo as normas e quantitativos estabelecidos pela Nota Técnica do Ministério da Saúde Nº11/2020-DESF/SAPS/MS.

Crédito: Lillian Tararam

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, através do eixo laboratorial do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES-MG) está trabalhando na atualização das recomendações de diagnóstico para a COVID-19.

Entre as atualizações consta a ampliação de uso dos testes rápidos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuído aos municípios. Sendo assim, o uso dos testes rápidos deverá ser realizado nos seguintes grupos prioritários, de forma progressiva:

• Profissionais de saúde e segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão;
  • Pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde e segurança pública em atividade;
  • Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Portadores de condições de risco para complicações da COVID-19;
  • População economicamente ativa.

Por população economicamente ativa, e com objetivo de ser o mais abrangente possível na rotina de testagem, entendem-se todos os indivíduos com idade entre 15 e 59 anos.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Diane Menezes, explica que o teste rápido disponibilizado pelo Ministério da Saúde nesse momento, apresenta o nome ONE steP CoVId-2019 test® e por se tratar de teste de detecção de anticorpos, é necessário que ele seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas. “Para a coleta de sangue capilar, recomenda-se a utilização de lancetas disponíveis nos serviços de saúde. A execução do teste e leitura dos resultados deve ser realizada por profissionais da saúde de nível médio, com supervisão, e/ou de nível superior”, destacou a Coordenadora.

Já a Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da Regional, Flávia Rocha Teixeira Mota, esclarece que “o resultado é verificado após 15 minutos da realização do teste, conforme descrito na bula do produto, e verificável no vídeo de treinamento, disponível na página https://aps.saude.gov.br/ape/corona.   O ONE STEP COVID-2019 TEST® apresenta 86% de sensibilidade, e 99% de especificidade, se aplicado da maneira e no prazo correto”, disse Flávia.

A Gerente Regional de Saúde, Adriana Kátia Emiliano Souza, destaca a importância de se notificar tanto o caso classificado como positivo, quanto o negativo, para o provimento de informações essenciais para o monitoramento da epidemia no Brasil. “Para isso, é imprescindível notificar o caso suspeito de Síndrome Gripal no sistema e-SUS VE (https://notifica.saude.gov.br) e informar o resultado do teste no campo específico. Caso o paciente já tenha sido notificado, é necessário que o procedimento seja realizado novamente, informado o resultado do teste”, esclareceu Adriana.

Por Lilian Tararam