Ações Assistenciais, Educacionais e de Vigilância: Dengue | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES

AÇÕES ASSISTENCIAIS

DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM SITUAÇÃO DE AUMENTO DE CASOS OU EPIDEMIAS DE DENGUE 

FLUXOS:


TELESSAÚDE EM APOIO AS AÇÕES DA DENGUE

As ações do Telessaúde em Minas, englobam o Programa Tele Minas Saúde da SES-MG e o Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, que buscam melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias de informação, que ofereçam condições para promover a Teleassistência e a Teleeducação.

Dentre os diversos assuntos abordados nesta ferramenta, criou-se uma nova temática: Dengue, para apoiar a atuação dos profissionais e esclarecer dúvidas referentes às condutas clínicas e exames laboratoriais e de imagem, com as ferramentas de Teleconsultorias eWebconferência.

Os serviços serão ofertados pela Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) do Hospital das Clínicas e pelo Núcleo de Telessaúde Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, para todos os profissionais da Atenção Básica. Serão ofertados também Webconferências com temas específicos para as maternidades e Urgência.

Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) - Hospital das Clinicas da UFMG

Teleconsultoria: www.telessaude.hc.ufmg.br/servicos/teleconsultorias

Teleeducação: www.telessaude.hc.ufmg.br/zika-virus-dengue-chikungunya

Manual de Teleconsultoria (639 KB)

Núcleo Técnico Científico de Telessaúde - Faculdade de Medicina da UFMG

Teleconsultoriahttp://site.medicina.ufmg.br/cetes/

Teleeducação: www.medicina.ufmg.br/contraoaedes
E-Book - Cuidando do Recém-nascido de Alto Risco

Manual de Teleconsultoria (3.19 MB)


DÚVIDAS POR TELEFONE – Serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde

0800 644 6543 – Dúvidas Médicos e Enfermeiros da Atenção Básica

0800 645 3308 – Dúvidas Agente de Combate a endemias (ACE)  e Agente Comunitário de Saúde(ACS)


- AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Materiais de controle

Ministério da Saúde: Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa – para Vigilancia Entomológica de Aedes aegypti en Brasil

Ministério da Saúde: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue

Ministério da Saúde: Avaliação da eficácia de análogos de hormônio juvenil e inibidores da síntese de quitina no controle de Aedes aegypti

Programa nacional de controle da dengue amparo legal à execução das ações de campo – imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador.

Informações Gerais: Febre do Zika Vírus

Ministério da Saúde: Procedimentos a serem adotados para a vigilância da Febre do vírus Zika no Brasil.

Ficha de notificação/conclusãoSistema de Informação de Agravos de Notificação.


Microcefalia:

Informações Gerais: Microcefalia.

Ministério da Saúde: Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC).

Ministério da Saúde: Protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika.

- AÇÕES EDUCACIONAIS

Tendo em vista os dados epidemiológicos apurados no Estado de Minas Gerais em 2016, a   Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em sua busca constante pela promoção a saúde e o enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya institui, nesta página, um canal único e de rápido acesso a informações e ações educacionais ofertadas pelo Ministério da Saúde e outras Instituições Governamentais, que contribuam para o aprimoramento dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Seguiremos potencializando a divulgação de conhecimentos científicos com ações educacionais diversificadas, entre cartilhas e cursos a distância, que ficam acessíveis eletronicamente e em tempo integral esperamos oferecer subsídios para que o profissional de saúde seja capaz de realizar rapidamente o diagnóstico, cuidado e controle destas doenças, munindo-os de conhecimentos e contribuindo para o trabalho em rede.


- OFERTAS EDUCACIONAIS

Atualização do Manejo Clínico da Dengue

O curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue tem como objetivo atualizar os profissionais da Atenção Básica, da urgência e da emergência sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue. O curso é composto por oito casos clínicos a serem solucionados pelos participantes. Também é disponibilizado um vídeo que resume ações mais importantes para o controle da dengue. Cada caso clínico deve demandar, em média, 30 minutos para ser completado, podendo estender-se de acordo com a necessidade de pesquisa dentro do conteúdo do curso. A expectativa é de que a qualificação dos profissionais possibilite uma redução ainda maior dos casos graves e da mortalidade pela doença.

Matrículas: 01/12/2015 a 15/05/2016 clique aqui.

 Público-alvo: Profissionais de saúde de nível superior

 Carga horária: 10 horas

 

Caro (a) Profissional,

A virtualização do mundo contemporâneo e suas novas tecnologias têm contribuído a cada dia para a democratização do conhecimento e acesso a formação. Neste contexto, a Educação a Distância se mostra uma ferramenta eficiente na integração do ensino e serviço para os profissionais de saúde, principalmente pela possibilidade de acesso que oferece.

Porém, para desfrutar deste beneficio é importante compreender que nesta modalidade de ensino, a figura central de todo o processo de aprendizagem é o aluno.

Você precisará organizar seu tempo para dedicação dos estudos e participar ativamente em busca da consolidação de sua rede colaborativa de aprendizagem, por meio da interação com seus colegas.

Lembre-se:

Um aluno on-line bem sucedido reelabora e aplica as informações apresentadas em seus estudos em sua realidade profissional!

TUTORIAL PARA ACESSO AOS CURSOS

Tutorial de Acesso (1.38 MB)